quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Literatura

 “O jornalista mais premiado do Brasil: a vida e as histórias do repórter José Hamilton Ribeiro”

Poucos jornalistas são tão populares como José Hamilton Ribeiro (1935), já que há três décadas é visto pelo menos todas as manhãs de domingo às voltas com reportagens no programa Globo Rural, da TV Globo. Mas é, ao mesmo tempo, não só o jornalista brasileiro que mais Prêmios Esso acumulou, foram sete ao todo, como também uma unanimidade entre os seus colegas, que o consideram referência profissional e um exemplo de ética na carreira e na vida particular.
Conhecer melhor essa trajetória é a oportunidade que oferece o livro “O jornalista mais premiado do Brasil: a vida e as histórias do repórter José Hamilton Ribeiro” (Secretaria Muni­cipal de Cultura de Araçatuba–SP/Eko Gráfica, 2015), de Arnon Gomes, com prefácio de Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S. Paulo. Inicialmente trabalho de conclusão de curso (TCC) em Jornalismo apresentado à Univer­si­da­de Santa Cecília (Unisanta), de San­tos (SP), em 2004, o livro foi reescrito pelo menos duas vezes por seu autor, o que demonstra a sua preocupação com o estilo e a apuração da informação.
O livro chega no ano em que pelo menos três efemérides marcam a carreira do biografado: 80 anos de idade, 60 de carreira e 40 do término da Guerra do Vietnã, que José Hamilton cobriu como o único repórter brasileiro enviado ao conflito e que o tornou um nome nacional pelo acidente sofrido, ao pisar numa mina terrestre e perder parte da perna esquerda.

Nenhum comentário: