terça-feira, 8 de setembro de 2015

Carolina de Assis Repetto (dona Lilina)


Setembro marca o aniversário de dona Lilina (Carolina de Assis Repetto), que vai completar 95 anos no próximo dia 17.

Primeira aviadora de Minas, dona Lilina recebeu o brevê em 1939, quando tinha 19 anos. Durante o curso de pilotagem conheceu Roberto Repetto, outro adepto dos aviões, com quem se casou e teve nove filhos: Beatriz, Marcelo, Renato, Ana Maria, Luiz Roberto, Madalena, Carlos, Lalu e Julia. Depois vieram os 18 netos e os bisnetos.

Há vários anos residindo na Florestinha, região nobre do bairro Floresta, dona Lilina projetou boa parte das casas do condomínio, o que repercutiu com destaque em revistas especializadas em arquitetura.

Dona Lilina é de tradição familiar longeva, próximo a ela, no bairro Florestinha, reside a cunhada e amiga, dona Nadyr (viúva de Júlio Álvares de Assis: 1915-2006), que vai completar 100 anos no próximo dia 02 de dezembro, para o qual os filhos Marcio, Antonio José, Regina, noras, netos e bisnetos planejam a realização de uma missa, celebrada pelo monsenhor Miguel Falabela de Castro, na capela do tradicional Seminário da Floresta.

Para dona Lilina, o  fato a lamentar foram as perdas de um filho, uma nora e duas bisnetas, na tragédia de Angra dos Reis, do dia 01º de janeiro de 2010. No dia 03 de janeiro, mesmo na época, aos 89 anos, dona Lilina acompanhou, no cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, os sepultamos do filho Renato, da nora Ilza Maria Rolland e das bisnetas Gabriela e Geovana Ribaski Brazil Repetto, netas de Marcelo de Assis Repetto.

Na tragédia ficaram feridos Marcelo de Assis Repetto Filho e Cláudia Ribaski Brazil Repetto, pais de Gabriela e Geovana.

A única escola do bairro Floresta, E.M. Carolina de Assis é uma homenagem a avó de dona Lilina, que foi casada com Francisco Ribeiro de Assis. Dessa união, o casal Francisco/Carolina teve vários filhos, inclusive, Theodorico Ribeiro de Assis, criador/fundador da Fábrica de Tecidos São João Evangelista, a tradicional "Fábrica da Floresta".

Nenhum comentário: