terça-feira, 24 de março de 2015

Villa Nova Atlético Clube

VILLA NOVA FARA CONTRA O ATLÉTICO O JOGO 3.000 DE SUA HISTÓRIA
por Wagner Augusto*
Ao pisar o gramado do Estádio Independência no próximo domingo para enfrentar o Atlético, o Villa Nova estará prestes de completar uma importante marca em sua mais que centenária trajetória. Será o jogo de número 3.000 na história do Leão do Bonfim.
                            Fundado em 28 de junho de 1908, o clube alvirrubro de Nova Lima-MG insiste em sobreviver, apesar das imposições e exclusões midiáticas e das incontáveis crises administrativas. O futebol moderno, mercantilista e globalizado, oferece pouco espaço para agremiações desse porte. O Villa Nova, no entanto, é teimoso e prossegue, a trancos e barrancos, sua jornada pelos estádios da vida.
                            Quiseram os deuses do futebol que a partida 3.000 do Leão acontecesse no Estádio Independência, palco de duas das mais expressivas conquistas do Villa: o Supercampeonato Mineiro de 1951, vencido exatamente contra o Galo, e o Campeonato Brasileiro da Série B de 1971, faturado numa épica decisão com o Remo-PA.
                            Também o adversário é emblemático na caminhada do Leão pelos gramados. Villa Nova x Atlético é o confronto mais antigo do futebol mineiro. Ocorre desde 14 de julho de 1912.
                            Por fim, devo dizer que sinto-me imensamente feliz por ter conseguido, após quase seis anos de pesquisa e sob a proteção de Deus, levantar os dados que possibilitaram chegar a todo o cipoal de estatística que segue abaixo.
                            Vida longa ao Villa Nova, a caminho do jogo 4.000!
*Wagner Augusto é jornalista e historiador

2 comentários:

ALEXANDRE MAGNO disse...

Conforme release do grande jornalista Wagner:


TOTAL

2.999 jogos

1.204 vitórias

765 empates

990 derrotas

40 resultados desconhecidos

4.743 gols pró

3.905 gols contra

Carlos Ferreira disse...

O jogo de número 3.000 da gloriosa história do Villa Nova será realizado contra seu mais antigo rival. A rigor, o confronto com o Atlético é também o jogo mais antigo de Minas Gerais, ocorrendo desde 1912. A estatística completa deste clássico é esta:
Jogos: 236
Vitórias do Villa Nova: 43
Empates: 51
Vitórias do Atlético: 140
Resultados Desconhecidos: 2 (em 15/4/1917 e 13/9/1925)
Gols marcados pelo Villa: 256
Gols marcados pelo Atlético: 479

Primeiro jogo
14/7/1912 – domingo – Amistoso
Atlético 5x1 Villa Nova
Gols – Meirelles, Meirelles, Meirelles, Meirelles, Morgan (A) – Trevice (V)
Local – Estádio do Atlético na Av. Paraopeba (Belo Horizonte-MG)
Atlético – Nullo, Morethzon e Alfredo; Sebastião Laranjeiras, Henrique den Dopper e Proença Sigaud; Jair Reis, João Brito, Meirelles, Morgan e Aristides
Técnico – Francisco Neto
Villa Nova – John Clemence, Willy Willians e Albert Clemence; George Fellews, Eduardo Morgan e Baptista; Dimas, Aristeu, Trevice, João Moreira e Machado
Técnico – Ground Committe
OBS. – A realização desse amistoso, que ocorreu num festival em homenagem ao aniversário de Bueno Brandão, que era o presidente de Minas Gerais, consta em reportagens publicadas pelo jornal Estado de Minas em setembro de 1938 e em dezembro de 1949. O 14 de Julho era também comemorativo à liberdade e à independência dos povos americanos e por isso uma banda de música se apresentou durante o jogo. O antigo campo do Atlético era localizado na Av. Paraopeba, atual Rua Augusto de Lima, onde hoje está construído o Minascentro. O Álbum de Ouro do Clube Atlético Mineiro informa que foi a primeira vitória do Galo numa partida intermunicipal, já que no primeiro jogo dessa natureza na história do alvinegro, em 12/5/1912, o time foi goleado no mesmo local por 5x1 pelo Granbery, time do tradicional educandário de Juiz de Fora-MG onde estudou o ex-presidente Itamar Franco. O capitão do Villa nesse amistoso foi John Clemence e o do Atlético, Meirelles. Na preliminar: Atlético-B 4x0 Villa Nova-B.

Último jogo:
01º/3/2014 – sábado – 18h30 – Campeonato Mineiro
Villa Nova 1x4 Atlético