quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Eleições

Deputado mais jovem exalta Câmara renovada; mais velho vai para 10º mandato

O deputado federal eleito mais novo e o mais velho a se elegerem no último dia 05 de outubro têm em comum o contato com a política por boa parte da vida, apesar dos 62 anos de diferença de idade entre si. Uldurico Junior (PTC-BA), 22 anos, diz gostar de política desde a infância e vem de uma família de políticos. Bonifácio Andrada (PSDB-MG), de 84 anos, começou como vereador de Barbacena (MG) com 22 anos.

Uldurico foi eleito em uma idade que muitos jovens mal sabem qual profissão seguir. Ele mesmo ainda não completou o ensino superior, está no terceiro ano do curso de Agronomia, que interrompeu há um ano para se dedicar à candidatura. Embora tenha nascido no DF, Uldurico Junior tem reduto eleitoral na região de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia.

Em 2015, a Câmara dos Deputados terá a maior renovação desde as eleições de 1998. Neste ano foram eleitos o maior número (198) de deputados que nunca exerceram mandato na Casa. Isto corresponde a 38,6% do total de 513 parlamentares.

Uldurico Junior
Partido: PTC
Nascimento: 30/01/1992, em Brasília (DF)
Ocupação: estudante de Agronomia
Votos em 2014: 39.904
Bens declarados ao TSE: R$ 175 mil

O pai de Uldurico, um primo e tios dele foram deputados e seu avô, governador. Sua mãe foi funcionária da Câmara dos Deputados e conheceu o pai, Uldorico Pinto (PHS-BA) quando ele foi deputado federal. O jovem parlamentar sempre esteve ligado à política. Muitos de seus familiares também começaram na vida pública por volta dos vinte anos.

Bonifácio Andrada
Partido: PSDB
Nascimento: 14/05/1930, em Barbacena (MG)
Ocupação: deputado
Votos em 2014: 83.628
Bens declarados ao TSE: R$ 9 milhões

Já o deputado mais velho, Andrada, começou sua atividade na Câmara ainda na ditadura militar e em 2015 vai iniciar seu 10º mandato na Casa. Antes de ser tornar deputado federal pela primeira vez, em 1979, ainda filiado a Arena, o parlamentar foi deputado estadual da Assembleia Legislativa de Minas Gerais por quatro ocasiões e vereador por um mandato.

Após 36 anos na Câmara, Andradinha quer a renovação do sistema eleitoral que o elegeu tantas vezes. No pleito deste ano, o parlamentar teve 83.628 votos. Para ele, o atual modelo favorece o candidato e tira a força dos partidos.

Nenhum comentário: