sábado, 17 de maio de 2014

Literatura

"Patrimônio Cultural no Leste Fluminense - História e memória de Itaboraí, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Tanguá"
Pequenas cidades, mas com muita história para contar. E a prova disso é o novo lançamento da EdUERJ, em parceria com a Petrobras, intitulado "Patrimônio Cultural no Leste Fluminense - História e memória de Itaboraí, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Tanguá". Com mais de 500 páginas, o livro apresenta fotos e descrições dos bens culturais desses cinco municípios. É uma viagem ao passado que mostra a importância dessas localidades na construção do Estado do Rio de Janeiro, que entre os séculos XIX e XX era a capital administrativa do país.

O livro é de autoria dos professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Luiz Reznik, Marcia de Almeida Gonçalves, Roberto Conduru e Rui Aniceto Nascimento Fernandes. O projeto foi desenvolvido com a finalidade de valorizar a cultura da região. Além do livro, o projeto produziu também um vídeo-documentário com depoimentos de moradores, que contam suas memórias sobre a localidade; e outros dois livros sobre as oficinas de Educação Patrimonial realizadas em Guapimirim e Cachoeiras de Macacu.

Nenhum comentário: