segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Gente de Expressão

Danuza Leão
Danuza Lofego Leão nasceu dia 26 de julho de 1933, em Itaguaçu (ES). Aos 10 anos mudou-se para o Rio de Janeiro (RJ). Irmã da cantora Nara Leão (1942/1999), foi a  primeira modelo brasileira a desfilar na Europa. Seu primeiro marido, Samuel Wainer (1910/1980), fundou e dirigiu o extinto jornal Última Hora (RJ).

Atuou em várias áreas antes de se decidir pelo Jornalismo. Começou escrevendo crônicas para jornais que foram reunidas em três livros:
- Danuza Todo Dia (Siciliano, 2004),
- Crônicas Para Guardar (Arx, 2002),
- As Aparências Enganam (Publifolha, 2004).

Suas crônicas também foram publicadas nas revistas femininas Contigo (SP) e Claudia (SP), da Editora Abril.

Usando seus conhecimentos de etiqueta, lançou o livro "Na Sala com Danuza" (Siciliano, 1992), um grande sucesso de vendas, que teve uma nova edição revista.

Já ganhou dois Prêmios Jabuti: um pela autobiografia "Quase tudo" (Cia. das Letras, 2004), e outro por "Danuza Leão Fazendo" as Malas (Cia. das Letras, 2008), com dicas para uma viagem à França, Espanha e Itália.

Seu livro mais recente, "É tudo tão simples" (Agir, 2011), revê alguns conceitos de etiqueta e apresenta sugestões de comportamento para as mais diversas situações da vida moderna, incluindo a comunicação digital.

Manteve até junho de 2013 uma coluna nas edições de domingo da Folha de S.Paulo (SP), onde escrevia suas reflexões sobre o cotidiano e as relações humanas. Escreve ainda para a revista Claudia, onde aborda questões femininas e também é cronista no jornal A Tarde, de Salvador, (BA).


Nenhum comentário: