segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Um nome que marcou história na comunicação

Raul Longras (Raul da Silva Longras) nasceu no Rio de Janeiro-RJ, em 05 de janeiro de 1914. 

Família
Filho de José da Silva Longras e Leonor Copelli da Silva Longras, foi casado com Zilda Carvalho Longras (in memoriam), filha de Maria Monteiro de Carvalho, e posteriormente, com Marlene Lomba.
Filhos: José da Silva Longras Neto (in memoriam), do casamento com Zilda e Monalisa Longras (nascida em Brasília em 1983), do casamento com Marlene.
Netos: Raul da Silva Longras Neto (arquiteto), Márcia Maria da Silva Longras e Bruna Longras Motta.

Carreira
Radialista (locutor esportivo e apresentador), jornalista (repórter), apresentador de TV, letrista, compositor, escritor e comissário de polícia. Era torcedor do Flamengo, simpatizante do América e ligado à Escola de Samba Império Serrano, pela qual foi homenageado.

Rádio 
No rádio, foi narrador esportivo, introduzindo o "pimba", na hora do gol. Foi o responsável por lançar o humorista Chico Anysio (1931/2012) como comentarista esportivo na Rádio Guanabara (atual Rádio Bandeirantes Rio). Posteriormente Chico Anysio foi comentarista esportivo na TV Globo e na Rádio Tupi.

Apresentador de programas
Antes de se tornar narrador esportivo, foi apresentador de um programa de nome “Para Você Recordar” e de “Cancioneiros Famosos”, ambos de Januário Ferrari, levados ao ar pela Rádio Educadora do Brasil, que se transformou em Rádio Tamoio. Esses programas passaram depois para a Rádio Ipanema (depois Mauá) e terminaram na Rádio Rio de Janeiro. Somente depois Raul Longras passou a locutor esportivo e chefe da equipe de esportes da Rádio Mundial.

TV
Na TV, apresentou o  "Casamento na TV", programa de auditório, exibido na TV Globo, TV Excelsior e TV Rio, cujo objetivo era unir casais, tendo contabilizado 1.380 casamentos.

Compositor
Como compositor, Raul Longras compôs, com Ari Monteiro, o samba "Rua das Ilusões", gravado por Carlos Galhardo (1913/1985).

Juiz de Fora
Residiu na rua Julieta Andrade, no bairro Granbery, zona sul da cidade.

Raul Longras morreu em Juiz de Fora, no antigo hospital Cotrel, de infarto agudo do miocárdio, aos 76 anos, em 04 de abril de 1990, sendo sepultado em 05/04, no cemitério municipal Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Poço Rico.

4 comentários:

Carlos Ferreira disse...

RUA DAS ILUSÕES

Salva-me da tristeza com o teu olhar,
Salva-me da tristeza com o teu amor.
Salva-me da mágoa de viver abandonado
Salva-me querida desta dor.

Salva-me com teu carinho a quem te adora
Salva quem por te amar padece e chora.
Sem o céu do teu amor viver não vale a pena.
Salva quem te adorando te condena.

Rua das Ilusões é aonde moras
Nela é que eu transito horas e horas...
Pelo amor de Deus,
Tenha pena dos meus ais...
Eu já não suporto mais.

Anônimo disse...

Raul Longras Neto é arquiteto, não advogado.

Anônimo disse...

José da Silva Longras Neto sim era advogado.

Anônimo disse...

A esposa Zilda Carvalho Longras, filha de Maria Monteiro de Carvalho