sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Futebol

Caso Lusa não tivesse escalado jogador irregular, Fluminense se salvaria do mesmo jeito. 

Na noite de terça-feira o mundo do futebol foi surpreendido com a notícia de que a Portuguesa cometera uma irregularidade ao escalar um jogador que estava suspenso na partida contra o Grêmio. Na gênese de tudo, um fato percebido por poucos. Apesar da cronologia dos fatos apontar que o Flamengo cometeu primeiro o mesmo erro, com o lateral André Santos, já que atuou no sábado, o caso da Portuguesa foi o primeiro a vir à tona. A reação da opinião pública foi imediata. Ainda inebriada com a exótica crença de que o Fluminense seria o rei do tapetão, como sugere matéria da última quarta-feira publicada pelo site R-7, a opinião pública imediatamente associou o caso a uma suposta virada de mesa para manter o Fluminense na série A, repetindo um passado que, na verdade, nunca aconteceu, como ajuda a esclarecer o honesto depoimento prestado pelos jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Mauro Cezar, da ESPN Brasil, no Bate Bola, Primeira Edição, da mesma quarta-feira. Nas redes sociais, nas sessões de comentários dos sites, todavia, o Fluminense segue sendo o alvo e o vilão do iminente rebaixamento da Portuguesa, como houvesse o próprio Fluminense escalado o meia Héverton para enfrentar o Grêmio. Como precisasse disso o Fluminense, que permaneceria na série A, graças ao gol de Samuel, o que deu a vitória ao Prêmio Nobel do Esporte na Fonte Nova no último domingo. O Fluminense chegava então à 16ª colocação, deixando para trás o Flamengo, que se condenara no dia anterior a perder três pontos ao escalar irregularmente André Santos. Perderia também o ponto ganho diante do Cruzeiro. 

Teorias conspiratórias 
O estranho esquecimento da Portuguesa, uma vez que ocorreu após a trapalhada rubro-negra, só servirá para evitar a queda do Flamengo, uma vez que, perdendo os mesmos quatro pontos, a Lusa termina o campeonato atrás do rubro-negro. Alguns torcedores do Fluminense começam a levantar nas redes sociais uma teoria conspiratória segundo a qual o erro da Lusa teria sido premeditado e precedido de um acordo para salvar o "Mais Querido". É bem verdade que soa estranho o fato de o advogado da Lusa no STJD afirmar que informou a sentença correta ao jurídico do clube e mesmo assim o jogador Héverton ter sido escalado. Um suicídio sem o menor cabimento. Teorias conspiratórias dos imaginativos tricolores à parte, não se pode negar o fato de que o Fluminense, ironicamente, caso se confirme o que parece inevitável, terá sido salvo do rebaixamento pelo arqui-rival rubro-negro, que acabará salvo pela Lusa. Agora vocês entenderam por que querem jogar pra cima do Fluminense a "responsabilidade"?
Colaboração: Rodrigo Dias

8 comentários:

Pedro Griese disse...

Professor, respeitosamente acho esse comentário completamente nonsense. Vejo uma legislação conflitante e uma aplicação do direito executada de maneira ridícula. Portanto, se é para aplicar o regulamento, então que se apliquem OS REGULAMENTOS. E que se aplique na integralidade!!! Vai valer o art. 68 do regulamento geral de competições para condenar? Ta bom. Mas os artigos 43,47,133 do CBJD não vale para absolver? E sim, to falando em absolvição, porque se tem uma decisão condenatória que passa a valer numa segunda feira, o jogador estará REGULAR em campo se jogar no fim de semana anterior a essa segunda feira!!!!! Nem a Resolução de Diretoria da CBF (RDI) nº 05/2004 (aplicável apenas no caso do Fla)?

Pedro griese disse...

Claro, o flamengo quis antecipar deliberadamente um jogo que não valia nada para ele e para cruzeiro para se colocar em risco e depois jogar a culpa na Lusa, que tb estava sem risco nenhum no domingo. francamente!

Anônimo disse...

Comentário do Vicent Flu em outro blog

Vocês gostam de Matemática? Acho que a maioria vai dizer que não, até porque em 2009 ela queria nos rebaixar… Mas às vezes ela pode nos dar alguns recados, senão vejamos:
Considerando só os campeonatos brasileiros de 2010, 2011, 2012 e 2013, totalizando 1520 jogos, houve 3 ocasiões em que atletas suspensos entraram em campo: uma em 2010 (Grêmio Prudente) e duas agora (Lusa e Flamengo). Ou seja, considerando o que ocorreu no período como normal, a chance de se ter pelo menos um jogo por rodada com essa irregularidade seria de cerca de 2% – pequena, mas não desprezível. O problema é que nessa última rodada tivemos dois desses eventos acontecendo juntos. Quem conhece um pouquinho de estatística sabe que a possibilidade disso acontecer como eventos independentes é bem menor: cerca de 0,04%, ou o equivalente a uma chance em 2500!
Aí eu pergunto: com uma probabilidade tão baixa assim de escalações irregulares acontecerem juntas, será que os erros simultâneos de Flamengo e Portuguesa são mesmo eventos aleatórios, independentes entre si?
ST

Anônimo disse...

Pedro Griese, francamente ? é isso ? pois bem, o Flamengo não tentou armar com André Santos. Foi simplesmente incompetente. Segundo Vicent Flu, 2% de chance, mas aconteceu. Mas o Flamengo notou o potencial estrago da sua incompetência, risco de multa da Adidas de até 50% fora a diretoria que seria execrada pelos torcedores. O que fez então ? Tentou recuperar por debaixo dos panos oferecendo uma grana preta a Portuguesa (talvez aos seus dirigentes também) para cair no lugar dele, já que a CBF em ano que precede a copa não poderia se arriscar fazendo vista grossa a um procedimento e rotina, que é verificar a regularidade dos jogadores na rodada. O incompetente presidente Bandeira de Melo acha que é esperto desviando o foco aproveitando-se da pecha do Fluminense de virador de mesa, já que a diretoria do tricolor entuba tudo. O Peter Siensem com aquele jeitinho de fidalgo mansinho e inofensivo que ele tem. Mas 2013 não é 2000 e muito menos 1996. Hoje existe internet, amigo. Isto atenua a tendência de parte da imprensa que tem interesses inconfessáveis. Espere que vai feder muito mais ! Para o seu clube da Gávea !

Alexsamp disse...

Parabéns Ferreira, ótimo blog!
Acho que o futebol do país só será moralizado quando os dirigentes forem investigados pela justiça comum. Podemos começar pelos dirigentes do Flamengo e da Portuguesa! Quebra do sigilo telefônico e investigação aberta. Alguém acredita, de verdade, que a portuguesa cometeu despropositadamente o mesmo equivoco no dia seguinte ao do Flamengo?? E o que é pior, nenhuma mídia comenta isso!! Estamos afundando cada vez mais nosso esporte favorito!! A indiferença de agora é o desastre de amanhã. Assim a distância do futebol europeu para o nosso só aumenta... Lamentável!

Rui disse...

A real probabilidade de acontecerem dois desses eventos na mesma rodada seria de 1 em 250.000. Nosso colega se apressou no cálculo e pulou um "zero", pois a probabilidade de apenas um evento é de 0,2%, e não de 2%.

Zé Luiz disse...

Como são ridículos os tricolores, na ânsia de não cumprirem (mais uma vez, são "useiros e vezeiros" dessa prática) a Segunda Divisão de 2014, criarem uma "Teoria da Conspiração" que, segundo esta, o Flamengo percebendo seu "erro" no sábado, encheu a Portuguesa de grana pra poder cometer o mesmo "erro" no domingo e cair em seu lugar... Olha, eu já escutei várias "Teorias da Conspiração", tipo a Argentina comprou a Copa de 1978, o Brasil vendeu a Copa de 1998 para a França, dentre outras, mas essa criada pela mente fértil dos tais "fidalgos" extrapola todos os limites do aceitável e do plausível... E, como diria o Sr. tricolor Paulo Schmitt, os resultados de campo não podem ser modificados pelo Tribunal... Portanto...

ALEXANDRE MAGNO disse...

O Fluminense não tem nada a verc om essa situação, não, criada por clubes que descumpriram o regulamento e automaticamente, sem que ninguém precise fazer nada, serão punidos.
Aliás, o único beneficiado pela perda de pontos da Lusa, aquele que também descumpriu o regulamento, mandará advogado para defender os seus interesses neste episódio.
Para um cidadão de bem querer apontar o FFC como responsável por viradas de mesa em 1996 e 2000, só pode ser mal informado (o PVC explica):

http://www.espn.com.br/video/375757_pvc-explica-antigos-casos-de-tapetao-e-mauro-cezar-analisa-flu-esta-entrando-de-carona-de-novo