segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Literatura

“Um olhar poético sobre Juiz de Fora” 
As pesquisadoras Leila Barbosa e Marisa Timponi reúnem textos de escritores e poetas conterrâneos sobre espaços e acontecimentos emblemáticos do município de Juiz de Fora-MG.

A obra apresenta Juiz de Fora a partir do olhar de artistas como Pedro Nava, Belmiro Braga e outros inúmeros talentos da literatura local. Além disso, “Um olhar poético sobre Juiz de Fora” resgata a vocação para a cultura. O Morro do Imperador, o Museu Mariano Procópio, o rio Paraibuna são alguns dos marcos homenageados que, além dos excertos literários, também são acompanhados de um comentário das autoras e ilustrações da artista plástica e professora da UFJF, Valéria Faria, em cima de fotos antigas e também registros atuais.

O produto é resultado do trabalho de pesquisa “História Literária de Juiz de Fora”, que vem sendo desenvolvido há 25 anos, e já gerou outras seis publicações, dentre elas, “Ismael Nery e Murilo Mendes: reflexos” (2009), livro indicado para o Prêmio Jabuti de 2010.

As autoras destacam que, apesar de localizada em terras mineiras, a cidade de Juiz de Fora recebe diversas influências cariocas, devido a sua proximidade ao Rio de Janeiro. O resultado é um quadro cultural peculiar, fruto do encontro entre montanha e mar.

Nenhum comentário: