terça-feira, 26 de novembro de 2013

Literatura

"TVE-Brasil - Cenas de Uma História" e "Rádio Mec - Herança de Um Sonho"
Em "TVE-Brasil - Cenas de Uma História", um livro que vem em uma caixa acompanhado de "Rádio Mec - Herança de Um Sonho", a história destas duas emissoras públicas, que têm em comum o fato de também serem consideradas educativas, é contada.
São duas classificações que aparecem sempre muito relacionadas no Brasil, onde muitas vezes falar em televisão pública é quase como falar em televisão educativa. A confusão é facilmente entendida se for avaliado que os dois conceitos sempre estiveram muito próximos quando o país começou a definir outros padrões de TV que não as comerciais.
Outra idéia comumente associada à TV pública é a ingerência do Estado, algo mostrado no livro da TVE de maneira clara, e mesmo na história recente do país. Além de ter sofrido nos anos de chumbo como outras emissoras, inclusive as comerciais, a TVE ficou à mercê de interferências de governantes depois da redemocratização.
O livro cita, por exemplo, a administração de Leleco Barbosa, indicado pelo então presidente Fernando Collor de Mello. Filho do apresentador Abelardo Barbosa, o Chacrinha, Leleco foi alvo de polêmicas, como transmitir uma partida de futebol entre funcionários do Sindicato dos Rodoviários do Rio de Janeiro. Ele se defendeu na história dizendo que a transmissão era "uma gentileza", que não prejudicava ninguém.
O episódio, além de ser singular, mostra como exemplos já ocorridos em modelos de TV Pública geraram abusos no passado e pode ser utilizado para a discussão de regras para o futuro.
Na questão educativa, os programas infantis, um grande trunfo da TVE e da produção nacional, ganham um capítulo detalhado, falando de projetos e produções criativas.
Tanto no livro da rádio Mec como no da TVE, a figura de Edgard Roquette-Pinto é destacada. Ele foi um ator fundamental na idéia de expandir o alcance da educação por tecnologia. Revolucionária em um momento em que o sistema de ensino ainda era limitado a alguns centros urbanos, a idéia é reaproveitada, com outro viés, pelo ensino à distância via internet e também pelos "telecursos" que surgiram na história da TV brasileira.
As publicações contaram com a pesquisa, organização e edição da jornalista Liana Milanez.

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