sexta-feira, 5 de julho de 2013

Literatura

"Na Saga dos Anos 60"
Carlos Olavo da Cunha Pereira, jornalista e ativista político, narra em "Na Saga dos Anos 60" o combate à ditadura em três países da América do Sul.

Editor de "O Combate", jornal de Governador Valadares (MG) que denunciava abusos e corrupção de policiais, foi caçado pelo Estado, obrigado a deixar a família e passou a viver na clandestinidade.

Pereira adotou vários nomes e disfarces. Com o aumento da repressão, refugiou-se na Bolívia, país onde viveu como exilado político. O golpe militar boliviano fez com que ele voltasse ao Brasil, durante a presidência de Costa e Silva (1967-69).

Em pouco tempo, o jornalista saiu do país, rumo ao Uruguai. Viveu entre os uruguaios por dez anos até ser preso pelas autoridades na Operação Condor.

A renúncia de Jânio Quadros (1917-92), em 1961, provocou uma crise política que, mais tarde, culminaria com o golpe militar e os anos de ditadura (1964-85).

Em dezembro de 1968, Ato Institucional nº 5 (AI-5), quinto decreto emitido pelo regime militar brasileiro após o golpe, marca o aumento da repressão política. Mais de uma década depois, em 1979, a Anistia começa a trazer exilados políticos de volta ao Brasil.

Essas duas décadas que marcaram a história do país e da américa-latina são narradas em "Na Saga dos Anos 60" por um de seus protagonistas.
Fonte:  www.livraria.folha.com.br

Nenhum comentário: