quarta-feira, 3 de julho de 2013

Gente de Expressão

   Aíram Nunes
Nasceu em Itambacuri, no nordeste de Minas, em 11 de março de 1974.

Carreira
Iniciou carreira artística na década de 1980, após vencer um concurso de calouros organizado pela TV Alterosa, de Belo Horizonte. Desde então, estabeleceu-se na região metropolitana de Belo Horizonte, onde tem apresentado seus trabalhos nas principais casas de shows. Cursou Teoria Musical na EFAP (escola anexa à Ordem dos Músicos do Brasil) e Técnica Vocal com Mary Harmendany, mestra de Conservatório. Integrou-se ao projeto “Musicanto”.

Foi eleita, por voto popular, “Patrona do Carnaval de 2006”. A festa de momo, organizada pela Belotur (empresa municipal de atividades turísticas), naquela época, ocorria na avenida Afonso Pena, principal via pública do centro da capital mineira, simultaneamente ao lançamento do CD intitulado Samba Belô 2006, com sambas-enredo das 12 escolas de samba belo-horizontinas. Aíram Nunes, que interpreta marchas carnavalescas, em 2007 fez show no teatro do Legislativo de Minas. Noutra vez, cantou “O mar serenou” na Rede Minas, pelos 100 anos de Samba.

Com voz similar à de Clara Nunes (1942/1983), embora de estilo próprio, Aíram Nunes apresentou o projeto "Revivendo Clara Nunes", com releitura dos hits de Clara Nunes. Por bom tempo, "Revivendo Clara Nunes" lotou a casa de show Jequitibar, localizada no bairro Floresta, em Belo Horizonte; sendo Aíram Nunes acompanhada por experientes músicos em instrumentos musicais devidos (violões de seis e sete cordas, cavaquinho, teclado, pandeiro, surdo) e vocal. Em 2012, pela inauguração do Acervo de Clara Nunes em Caetanópolis, região de Sete Lagoas, terra natal da cantora de O Canto das Raças, Aíram Nunes abrilhantou o evento, interpretando sucessos de Clara em palco ao ar livre.

Agora, neste ano de 2013, concluído o CD "Olha eu aqui de novo", com 12 faixas inéditas, composições do carioca Doca da Mangueira e duas delas em parceria com o poeta e letrista Freddy Diblu, além da faixa-título composta por Jadir Ambrósio (que também é autor do hino oficial do Cruzeiro Esporte Clube), Aíram Nunes se supera em interpretação, sempre com dedicação e afinco, preparando-se para o lançamento deste seu novo trabalho musical. Possivelmente, a partir da cidade do Rio de Janeiro. E tem já selecionadas outras composições inéditas, para trabalhar nelas no segundo semestre deste ano, quando pretende retornar aos estúdios e gravar CD exclusivo em ritmo sertanejo.
Colaboração: Júlio Castro      

Nenhum comentário: