sábado, 22 de junho de 2013

Literatura

"Salomé Parísio, O Rouxinol Do Norte"
Escrito por Thaís Matarazzo, Diego Nunes e Fábio Siqueira, o livro conta a história de Dulce de Jesus Oliveira, nascida em Bonito-PE, em 03 de junho de 1921, iniciou sua carreira na Rádio Clube de Pernambuco. Foi do maestro e compositor Nelson Ferreira e do locutor Abílio de Castro que ela recebeu o título de "O Rouxinol do Norte". Era a época da Segunda Guerra Mundial e Salomé cantou para os soldados americanos que tinham bases fixadas no Brasil. 

Ao se apresentar em Salvador foi descoberta por Chianca de Garcia, o famoso empresário teatral. Ele a levou para o Rio de Janeiro, onde estreou em 1947 no teatro de revista, com a peça "Um Milhão de Mulheres", ao lado dos atores Colé e Celeste Aída. Já estreou como cantora e vedete. Em seguida, veio "O Rei do Samba" e "Eu Quero me Badalar", entre outras revistas, recebendo o título de "A mulher com as mais belas pernas". 

Seu sucesso ultrapassou os limites do Brasil. Em 1952, em Portugal, foi a estrela da revista Saias Curtas, no Cassino do Estoril. Em 1955, fez sucesso na Argentina. Anos depois, recebeu o convite de Carlos Machado para substituir Carmen Miranda (que havia falecido em 1955) nos Estados Unidos. Ela partiu em 1960 ao lado de Nelson Gonçalves, do Conjunto Farroupilha, entre outros artistas. Foi a estrela do espetáculo Extravaganza Brasileira, na Rádio City Music Hall, em Nova York. Porém, devido a um acidente sofrido por sua mãe, D. Josefa, ela abandonou o projeto e voltou ao Brasil. 

Novamente no Brasil, passou a trabalhar com mais freqüência em São Paulo, onde já havia fixado residência. Atuou nas rádios Cultura, Tupi, Bandeirantes, Record e Nacional. Na televisão trabalhou nas TVs Paulista, Tupi, Cultura e Excelsior. 

Também dedicou-se ao drama, em peças como "O Comprador de Fazenda", ao lado de Dulcina de Moraes, e também atuou nas primeiras adaptações de espetáculos da Broadway feitas no Brasil, como "O Violinista no Telhado" e "Aí vem o Dilúvio". Em 1980, convidada pelo diretor Antunes Filho, integrou o elenco da histórica ontagem de "Macunaíma", excursionando por 12 países.

Seu último trabalho em teatro foi no espetáculo Sonhos de Vedete, de 2003, no Teatro Itália, em São Paulo. Mesmo com a idade avançada, Salomé Parísio continuou a se apresentar em shows realizados em restaurantes e em casas de espetáculos. Era moradora do bairro de Santa Cecília, região central de São Paulo, onde morreu aos 92 anos, em 19 de junho de 2013. 

Nenhum comentário: