sábado, 15 de junho de 2013

Copa das Confederações

                     Copa das Confederações 2013
A Copa das Confederações é um torneio de futebol organizado pela FIFA entre seleções nacionais a cada quatro anos (a partir de 2005, anteriormente a cada dois anos). Os participantes são os seis campeões continentais mais o país-sede e o campeão mundial, perfazendo um total de oito países. É escolhida uma única seleção para cada continente, excetuando a América, pois ela classifica duas seleções: a seleção campeã da "Copa Ouro", cujo torneio é disputado entre a América do Norte, América Central e Caribe e a "Copa América", disputada pelos países que compõem a América do Sul.
A primeira edição foi disputada na Arábia Saudita em 1992 sendo chamada de Copa Rei Fahd. A terceira edição, também na Arábia Saudita, teve seu status incrementado, o número de países participantes aumentado para oito e o nome mudado para Copa das Confederações da FIFA. Em 2001 o torneio foi sediado pela Coréia do Sul e Japão como uma prévia para a Copa do Mundo a Copa do Mundo de 2002, e este precedente foi repetido em Junho de 2005, quando o país-sede da Copa do Mundo de 2006, a Alemanha, sediou a Copa das Confederações 2005. O mesmo ocorre no ano de 2009, em que a sede da Copa das Confederações é a África do Sul, anfitriã da Copa do Mundo de 2010. Isto vale também para o Brasil, anfitrião tanto da Copa das Confederações de 2013 quanto da Copa do Mundo de 2014 e assim por diante.

Um comentário:

Carlos Ferreira disse...

Espanha 10 x 00 Taiti

O Maracanã assistiu nesta quinta-feira, 20/06, maior goleada da Copa das Confederações. Mesmo com uma equipe reserva, a Espanha goleou o Taiti por 10 a 0, em um dos confrontos mais desiguais que as competições da Fifa já registraram. Fernando Torres marcou 04 gols, David Villa marcou 03, David Silva fez 02 e Mata fez um.

A maior goleada do torneio da Fifa era do Brasil, com o placar de 8 a 2 sobre a Arábia Saudita na edição de 1999 da Copa das Confederações (com três gols de Ronaldinho Gaúcho).

Mas a maior goleada da história do Maracanã segue em poder do Flamengo, com 12 a 2 sobre o São Cristóvão em 1956.