sexta-feira, 24 de maio de 2013

UFJF

Migração de estudantes: 15% dos calouros são de outros estados

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irá receber, no primeiro e segundo semestres letivos deste ano, 1.293 estudantes oriundos de outros municípios. O número representa quase metade (49,80%) dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e retrata o processo de migração observado nas instituições de ensino do país. De acordo com dados do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) da UFJF, mais de 15% dos aprovados na Universidade pelo Sisu precisarão mudar de estado para cursar a faculdade.

O percentual está acima da média nacional, que é de 13%, conforme divulgou levantamento realizado pelo site G1. Os números mostram que a Universidade tem se destacado como preferência não só dos estudantes de Juiz de Fora e região, mas também de outros grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro (ver arte). Ao todo, 403 alunos terão que mudar de estado para estudar na UFJF. Eles são provenientes de 20 estados brasileiros, com destaque para Rio de Janeiro (209 estudantes), São Paulo (108) e Espírito Santo (28). Estados distantes como Amazonas, Rondônia e Rio Grande do Sul também estão representados na UFJF.

O número de pessoas da região, contudo, continua sendo destaque nos índices de aprovação da UFJF. Mais da metade dos calouros é de Juiz de Fora, e quase 85% vêm de Minas Gerais, principalmente das cidades da Zona da Mata. Entre os mineiros que não moram em Juiz de Fora estão 890 alunos (34%), ainda segundo dados do CGCO.

Ao longo do prazo de inscrições para o Sisu, o curso de Medicina da UFJF foi o segundo mais concorrido. Com conceito 5 em sua última avaliação pelo Exame Nacional do Desempenho do Estudante (Enade), a graduação em Medicina registrou 12.216 inscritos que disputaram as 127 vagas disponibilizadas (uma relação de 96,18 por vaga). Ao todo, os cerca de 50 cursos da UFJF participantes do Sisu atraíram 55.389 candidatos, fazendo com que este processo fosse o mais concorrido de toda a história da Universidade. O total de inscritos foi três vezes maior que o registrado no ano em que a instituição teve o maior número de concorrentes (17.019, em 2012).

Preparação para receber alunos
Para facilitar a adaptação dos estudantes à nova rotina e garantir a assistência necessária durante a graduação, a UFJF disponibiliza cinco modalidades de apoio estudantil. São elas: alimentação, auxílio creche, transporte, manutenção e moradia, o último exclusivo para alunos oriundos de outras cidades, que morem em república, pensão ou residência familiar de não parentes, mediante pagamento de aluguel.

Migração de estudantes atinge nível recorde no país
Quase dois milhões de pessoas se inscreveram no Sisu para concorrer a uma das 129 mil vagas oferecidas em 101 instituições de ensino superior. Dos estudantes que já se matricularam, 15.671 terão que mudar de estado para cursar a faculdade, segundo levantamento realizado pelo portal G1. O número corresponde a 13% do total de aprovados. Destes, pelo menos cinco mil vão para estados que não fazem fronteira com a antiga residência.

A migração em alguns estados do país atinge níveis mais altos. É o caso de Rondônia, onde 94% dos estudantes se matricularam para estudar fora de casa. No Distrito Federal, esse percentual é de 83%. O alto índice é devido à oferta de vagas, que em alguns estados é pequena.
Fonte: www.ufjf.br

Nenhum comentário: