terça-feira, 9 de abril de 2013

Uemg (Universidade do Estado de Minas Gerais)

Uemg (Universidade do Estado de Minas Gerais) pode se tornar a terceira maior instituição pública de ensino superior em Minas
Projeto de lei prevê a incorporação de seis fundações educacionais do interior do estado
A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) pode se tornar a terceira maior instituição pública de ensino superior em território mineiro. Projeto de lei enviado ontem à Assembleia Legislativa prevê a incorporação de seis fundações educacionais do interior do estado. Todas elas já oferecem graduações e a proposta é que os cursos continuem a ser ministrados nos locais de origem, mas sob a chancela da Uemg, que os assumirá definitivamente. Assim, a universidade passaria dos atuais 5,6 mil alunos para 15 mil. O número de cursos vai saltar de 32 para 112, e o de professores, de 853 para 1,8 mil.

As instituições que serão absorvidas pelo estado são: no Sul de Minas, a Fundação Cultural Campanha da Princesa, em Campanha, e a Fundação de Ensino Superior de Passos; na Zona da Mata, a Fafile, em Carangola; a Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha, em Diamantina; no Centro-Oeste, a Fundação Educacional de Divinópolis; e no Triângulo Mineiro, a Fundação Educacional de Ituiutaba. Elas são associadas à Uemg, mas têm alunos bolsistas pelo estado e outros que pagam mensalidade, em uma situação que precisava ser regulamentada por meio da estadualização. Se os deputados aprovarem a proposta do Executivo, todos os estudantes terão acesso ao ensino gratuito.
Fonte: www.em.com.br

Nenhum comentário: