quarta-feira, 27 de março de 2013

Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM)


A Poesia Compartilhada
Mesa redonda contará com a participação dos escritores Iacyr  Freitas, Fernando Fabio Fiorese e Anderson Pires
Os poetas Iacyr Anderson Freitas, Fernando Fabio Fiorese e Anderson Pires encontram-se para um debate na abertura da terceira edição do curso Poesia Partilhada na próxima quarta-feira, 03/04, às 19h30, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), em Juiz de Fora-MG.  A mesa redonda funciona de maneira suplementar ao curso, que aborda autores modernos brasileiros. Neste primeiro encontro, a ideia é discutir a cena contemporânea e convidar o público a participar das futuras aulas.
O debate será também uma oportunidade de conversar sobre a poesia feita em Juiz de fora, já que os três envolvidos, além de dar aulas em diferentes instituições sobre o tema, são também escritores e poderão lançar diferentes olhares sobre a produção local. Já durante o curso, a proposta é promover a leitura em profundidade de alguns dos principais autores da lírica em língua portuguesa.
“A abordagem em sala começa pela leitura dos poemas, instigando o aluno a se perguntar sobre os elementos expressivos que compõem o texto. Em seguida, a partir desta experiência, ele é levado a buscar um arcabouço teórico para elucidar aquilo lhe chamou a atenção, tornando a leitura mais íntima”, explica o responsável pelo curso, Iacyr Anderson Freitas. Na lista de autores a serem estudados constam grandes nomes da poesia: Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Cecília Meireles e Murilo Mendes, entre outros.
O programa de estudos abrange diversos temas como a essência da realização lírica; a tensão como princípio formador da trama poética; o processo leitor-criador; os manifestos e as mitologias poéticas; a leitura de poemas e os limites da periodização literária. Também serão abordados elementos técnicos como o ritmo e a métrica.
As aulas do Poesia Partilhada acontecerão no período de 10 abril a 29 de maio, sempre às quartas-feiras, no horário das 19h30 às 21h30. A inscrição custa R$ 40 e pode ser feita na secretaria do MAMM, rua Benjamin Constant, 790, de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Fonte: www.ufjf.br

Nenhum comentário: