sábado, 9 de março de 2013

Literatura

"Um Salto Para o Futuro: Como o Governo Lula colocou o Brasil na rota do desenvolvimento"
Enquanto o Brasil passa por um momento emblemático no campo social, impulsionado pela melhora de índices ligados à situação econômica da população mais pobre durante os dez anos de governo democrático e popular liderado pelo PT, as primeiras obras de análises e prospecções de futuro pautadas nestas evoluções tomam corpo, chamando para si a responsabilidade da documentação histórica e sedimentação de ideais rumo a um amanhã próspero. Esse é o caso do livro "Um Salto Para o Futuro: Como o Governo Lula colocou o Brasil na rota do desenvolvimento", do escritor, professor de língua portuguesa, sindicalista e ex-ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Soares Dulci.

A obra apresenta de forma concisa como o governo Lula enfrentou um cenário estagnado, cheio de suspeitas, para evoluir em um ciclo de desenvolvimento. O país conheceu um processo de ascensão social contínuo, gerando oportunidades educacionais, políticas sociais e tecnológicas, tornando-se um influente ator mundial. Este período resgatou a nação da sina de “país do futuro”, atraindo holofotes para o presente. No decorrer da narrativa de Luiz Dulci a atuação do comando nacional no governo Lula ganha destaque em sua relação de oposição ao dogmatismo neoliberal onipresente até então.

O autor se aprofundou em sua experiência como ministro para apresentar ao leitor as nuances políticas adotadas entre 2003 e 2010 e que continuam em pauta no governo Dilma Rousseff. O livro legitima os caminhos adotados no enfrentamento das dicotomias entre estabilidade e crescimento; exportação e mercado interno; mercado e Estado; econômico e social; capitalismo de ponta e desenvolvimento regional; integração subalterna e isolamento internacional; democracia representativa e participação social etc. Essas ciladas foram suprimidas para deixar um legado de êxito econômico e social compartilhado.

O autor
Luiz Soares Dulci nasceu em Santos Dumont-MG, em 07 de janeiro de 1956.
Foi o secretário-geral da Presidência da República no governo Lula. Foi um dos fundadores do PT, em 1980. Formado em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1974 começou a lecionar literatura e português, com ênfase em educação de adultos. Foi Deoutado Federal pelo PT, de 1982 a 1986.
 Trabalhou na prefeitura de Belo Horizonte nas gestões de Patrus Ananias e Célio de Castro. Presidiu a Fundação Perseu Abramo, vinculada ao PT, entre 1996 e 2003 e hoje é diretor do Instituto Lula.

Nenhum comentário: