domingo, 17 de fevereiro de 2013

Campeonato Carioca “Especial” de 1979

A verdadeira história do Campeonato Carioca “Especial” de 1979
Como todos sabemos o Flamengo possui um feito considerado inédito: um tricampeonato em dois anos, pois o clube conquistou os campeonatos cariocas de 1978, 1979 e um chamado “especial” de 1979 entre os dois.
A história amplamente divulgada, que até a pouco tempo eu acreditava, contava que em 1979 foi realizado o I Campeonato do novo Estado do Rio de Janeiro, reunindo os seis melhores clubes do último campeonato carioca (da ex-Guanabara) e os quatro do último campeonato fluminense (do Estado do Rio pré-fusão) de 1978. Mas aparentemente os clubes interioranos que não aceitaram o critério desigual de classificação, com mais vagas para os cariocas, teriam recorrido à CBD que forçou a disputa de um segundo estadual em 1979 com todos os participantes dos dois campeonatos de 1978, sendo o campeonato de dez clubes disputado no começo de 1979 reclassificado de “especial”. Pois é, mas não foi bem assim.

A VERDADE:
Tudo o que relato aqui é fruto de pesquisa extensa do ano de 1978 na Biblioteca Nacional, em especial a partir do jornal "O Fluminense", que por ser um jornal de Niterói manteve a imparcialidade, sem favorecer ou “mascarar” o lado carioca como outras fontes da época.
Como sabemos embora os estados tenham se unido em 1975 as federações carioca e fluminense permaneceram separadas até 1978. Os motivos: além da fusão não ser bem aceita pela sociedade, os grandes cariocas não queriam a despesa das viagens contra os clubes fluminenses, considerados favas contadas, e os pequenos cariocas temiam perder seu espaço - como perderiam, aliás.
Durante esse período as duas federações estabeleceram o chamado “modus vivendi”, com três clubes fluminenses disputando o cariocão como convidados, em uma forma de “acostumar” os cariocas à presença interiorana, permanecendo os demais clubes do interior no campeonato da federação fluminense.
Só que em 1978 houve um acordo para que o número de convidados do interior aumentasse para seis, provocando um movimento de expulsão dos clubes do interior, movimento este liderado por Flamengo, Vasco e São Cristóvão.
A federação fluminense, através de seu vice-presidente Eduardo Vianna (pois é, ele já estava por lá) entrou na justiça provocando a paralização do campeonato carioca de 1978, criando uma pendenga que só seria resolvida com a interferência do Conselho Nacional de Desportos.

A SOLUÇÃO DO CND:
A pendenga foi resolvida por resolução do CND, que em assembléia de 21/7/78 decidiu a fusão das entidades.
Em 25/8/78 o jornal "O Fluminense" anuncia a Lei da Fusão, surgida após a resolução 4/78 do CND (publicada em Diário Oficial), que obriga a fusão das entidades em até 60 dias, formando a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro - e obrigando a entidade a já na temporada de 1978 organizar o campeonato unificado, a ser chamado I Campeonato do Estado do Rio de Janeiro.
Sem tempo hábil de organizar um campeonato unificado em 1978, devido à complicação de uma fusão de duas entidades historicamente tão separadas, os dirigentes optaram por uma fórmula marota - dividir o campeonato de 1978 em duas “chaves” classificatórias, uma representando o antigo campeonato carioca e outra representando o antigo campeonato fluminense. Ambas valiam taças e vagas para a “fase final” do Campeonato Estadual da temporada de 1978, fase final esta programada apenas para fevereiro de 1979.
Segundo O Monitor Campista essa fórmula foi um jeito de deixar, aos olhos do público, tudo igual aos anos anteriores, com campeonatos que embora regularmentamente eram apenas fases classificatórias seriam divulgados como campeonatos independentes.
A idéia da realização de campeonatos classificatórios de 1978, ainda segundo o "Monitor Campista" de 30/8, foi de Aghartino da Silva Gomes, presidente do Vasco.
O título da temporada de 1979, chamado de II Campeonato Estadual, seria disputado apenas no segundo semestre de 1979, com todos os 18 participantes separados nas chaves carioca e fluminense de 1978.

O FLAMENGO VIRA O JOGO:
Temendo a divulgação correta do regulamento e o anúncio da fase final enquanto válida pela temporada de 1978, o Flamengo no fim desse ano iniciou um movimento pela eliminação dessa fase final, propondo que a obrigatoriedade de um campeão unificado fosse transferida para a temporada de 1979. O motivo do medo: ver o título da “fase classificatória” de 1978, disputado e ganho como se fosse o último campeonato da Guanabara - e ainda por cima um título antológico, com o golaço de Rondinelli - ser “varrido” do histórico da competição.
No entanto, com o calendário já comprometido, o Fla mudou a estratégia, e propôs a “desassociação” da fase final em relação à temporada de 1978, tentando transformar a mesma em um campeonato da temporada de 79 e sem relação com os da temporada passada - recebendo, de imediato, apoio do Vasco na proposta.
O caso seria definido no Conselho Arbitral de 23/1/79, e o Flamengo perdeu em um primeiro momento, por 9 votos a 8 (com a providencial abstenção do Goytacaz, interessado em ver sua fase classificatória ser por tabela transformada no “último campeonato fluminense”, mas sem querer sujar as mãos). No entanto, segundo o jornal o representante rubro-negro Dunshee de Abrantes não aceitou a derrota e provocou a suspensão do Conselho, ameaçando entrar na justiça e na base do grito remarcando a decisão para o dia seguinte.
No conselho de 24/1/79, o Flamengo conseguiu convencer os representantes do Madureira a mudar o voto, vencendo a causa e transformando a fase final de 1978 em um campeonato separado de 1979. Antônio do Passo, representante do Vasco - à época aliado ao Flamengo - sugeriu o nome que esse campeonato “desassociado” teria: Campeonato Especial do Rio de Janeiro, um campeonato tampão e de transição, que seria contado desde então como parte da cronologia oficial de nosso campeonato - fortalecido pelo tri rubro-negro, tri este já anunciado pelo presidente Márcio Braga, que em meio à comemoração pela vitória no Conselho Arbitral prometeu o “tri em dois anos”.

ALGUMAS MATÉRIAS DE JORNAL DA ÉPOCA:
As notas abaixo, relatos dessa conturbada época, são do jornal O Fluminense, de Niterói (que à época passou a ser editado no Rio - depois voltaria para Niterói). Algumas são matérias normais da página de esportes, outras, com tom mais pessoal, são da editoria de esportes do jornal - que tinha uma revista muito boa esportiva, chamada A Bola, editada pela Sport Press (que foi comprada pelo Lance!):
22/10/78
Não vamos começar com o célebre antes tarde do que nunca, porque ainda há gente trabalhando para que a situação continue para ajeitar certos interesses. Basta verificar a mistificação que anda por aí, com a cortina de fumaça em torno do que verdadeiramente está em disputa no futebol do novo Estado do Rio.
As federações antigas, naturalmente por pensarem em arrecadações não mostram vontade de esclarecer a mecânica da competição e se o torcedor pesquisar um pouco verificará que nem os meios comuns de comunicação parecem ter conhecimento do assunto.
Vejam bem a disparidade do que se anuncia ou do que está sendo comemorado. Nestes primeiros turnos, um já encerrado no município do Rio, o que está previsto é a conquista de Taças, a da Cidade do Rio, entre cariocas, e a Taça Sport Press
 (nota: a Taça do Interior foi patrocinada pelo jornal O Fluminense), para os fluminenses.
Agora parte-se para o segundo turno, mas para o espanto geral senão mesmo surpresa completa ouve-se por muitos lados que o time tal ou qual disputará o título carioca. Não somos dos mais formados em resoluções dos paredros fluminenses, mesmo os que ainda se julgam apenas cariocas, porém o aprovado é que a série de jogos em curso será para indicar seis representantes do Rio (da antiga FCF) para juntamente com os quatro melhores do Interior Fluminenses (da antiga FFD), competir pelo I Campeonato Fluminense (novo Estado do Rio criado pela fusão) de futebol profissional - o certame de 10 ou 12 clubes (os cariocas pretendem a inclusão de mais dois) a ter lugar nos meses de fevereiro e março. Ou será que andamos lendo ou ouvindo mal?
De acordo com o regulamento, mais tarde em 79 mesmo, haverá então uma primeira divisão ou divisão especial para um máximo de 20 clubes, naturalmente os doze das cadeiras cativas cariocas e mais seis que disputam a classe do lado de lá, havendo vagas (duas) para pretendentes interiores devidamente capacitados - Divisão de Acesso.
Assim, somente depois do Carnaval do próximo ano é que se terá o 1º campeão da fusão e antes do Natal seguinte o segundo titular do certame. Ao contrário do Chacrinha, não editamos aqui para complicar, porque nos faltam virtudes para confundir, que sobram aos mentores de clubes dos dois lados da Baía de Guanabara, com ou sem poluição.

14/11/78
O título conquistado pelo Goytacaz, no entanto, não é reconhecido pela Federação. Segundo Eduardo Augusto Vianna da Silva, o Campeonato Fluminense desse ano é apenas uma fase classificatória do I Campeonato Estadual de Profissionais no ano que vem. O que o clube irá receber, de oficial, será o Troféu Sport Press (antigo Troféu do Interior, agora patrocinado pelo jornal "O Fluminense"). Ao que tudo indica a FFERJ não dará nem um diploma.
19/11/78
O ex-Campeonato Carioca, agora simples torneio de classificação para a indicação de seis candidatos ao verdadeiro campeonato fluminense, está sendo realizado sem que os comandantes da ex-entidade carioca assumam as verdadeiras finalidades da competição.
26/11/78
…afinal estamos na terra fluminense, que reúne, depois de séculos de separação, a antiga capital federal que já foi estado e hoje é município, com o antigo Estado do Rio. De um modo geral andam espalhando nas promoções, histórias sobre uma disputa de um pseudo campeonato carioca, já extinto, para saber quem ganhará a Taça Rio de Janeiro. O que existe, pelo menos se houver o milagre da palavra ser cumprida, é que os seis primeiros colocados de cá, contra Goytacaz, Americano, Volta Redonda e um quarto que está para ser decidido.
Lá para fevereiro-março, no Rio, se terá chances de conhecer os campeões de 78, sob os figurinos os mais excêntricos criados pelos falsos ditadores da moda nas tabelas do futebol brasileiro. E nada terá sido ensinado e muito menos aprendido pelos que estão dos dois lados da sala. É que professor e aluno costumam se confundir na mediocridade dos conhecimentos, errando para transmitir e, pior, sem a menor capacidade de entender o que se tenta oferecer como esclarecimento. O resto todos sabem como acaba.


01/12/78
Eduardo Vianna, o homem forte dos clubes do interior começou falando sobre uma possível virada de mesa no atual campeonato carioca, dizendo que este já é o I Campeonato Estadual em sua fase de classificação, pois a fase final será no próximo ano, com os seis primeiros da capital e os quatro do interior:
- O artigo 106 parágrafo 2 da deliberação da CBD não permite a alteração como querem os desclassificados.


09/12/78
Escrever, realmente escrevemos falar, não fizemos economia de palavras, mas decididamente, andamos clamando no deserto, porque terá havido muita ingenuidade da maioria (o que é possível), ou excesso de má fé de uma certa minoria. Certo. "O Fluminense" publicou em seguidas semanas, a ponto de ficar meio sobre o aborrecido, comentários nossos sobre o que se realizava no interior do Estado do Rio, como preparativo para o I Campeonato Estadual depois da fusão. Existiam, anunciavam os com base em regulamento, que os interessados é que aprovaram, que com as taças sairiam seis clubes daqui e quatro de lá para a competição, a ser realizada entre fevereiro e abril, tudo com a aprovação de fluminenses e cariocas, já então convencidos de que tinham voltado a integrar a velha província.
Interesses outros pesaram para que em nenhum momento houvesse a divulgação honesta do regulamento que contrariava contratos e promoções e atendiam principalmente a vaidade dos participantes de qualquer grau. Foi esquecida a intervenção do presidente da CBD, Almirante Heleno de Barros Nunes, que encontrou a fórmula quando estava certa a suspensão do campeonato carioca por força de mandato judicial. Todos se puseram de acordo e foi a última vez em que se cuidou a sério do novo sistema de disputa, por que daí em diante para o inferno as promessas e neste ponto brilhou mais uma vez o incrível ex-candidato a deputado, derrotado quando do MDB e agora também na legenda da Arena.
Em pronunciamentos bombásticos e extensos, como é de seu habitual, falou em defesa dos clubes do interior e que nada pudera fazer por culpa dos filiados da capital, cuidou de esquecer o regulamento e lançou proclamação. Aí apareceu inclusive o respeito à própria palavra e deixou para o Tribunal de Justiça a responsabilidade de lembrar que o campeonato da nova entidade era outro.
Naturalmente o torcedor rubro-negro já está pensando que houve tapetão ou mesmo esbulho, pois o boletim do Octávio Pinto Guimarães diz uma coisa e o tribunal da mesma entidade resolve outra. Culpa de quem?

4/1/79
Embora tida como uma demonstração de unidade granítica - como disseram alguns verborrágicos - a Coligação dos Quatro Grandes não passou de um golpe de inteligência aplicado pelo Flamengo (…). Pelo que ficou sacramentado, o I Campeonato da Fusão teria três etapas, a saber: Campeonato do Rio, Campeonato do Interior e Campeonato Estadual, este com a participação dos seis primeiros colocados no Rio e dos quatro do interior. De maneira que, definidos os dois campeonatos, com as vitórias de Flamengo e Goytacaz, falta o mais importante - o Estadual - o que explica o golpe do Flamengo tentando torpedear o cumprimento do regulamento, porque pode acontecer que outro clube ganhe o “verdadeiro campeonato”.
20/1/79
O que houve antes, foram apenas três etapas do certame, tendo o Flamengo ganho duas Taças - Guanabara e Rio de Janeiro - enquanto o Goytacaz foi o Campeão do Interior. O que vencer o certame a ser iniciado dia 3 ou 10 será o Campeão Estadual, quer dizer, o verdadeiro Campeão. O Flamengo, quando muito, pode se considerar campeão municipal, o que explica a luta do alto comando rubro-negro para que o certame se refira a 79 e não a 78.
20/1/79
O representante do Flamengo na Federação informou que manteve contato com o Sr. Aghartino da Silva Gomes e que o Vasco está inteiramente de acordo com o rubro-negro, isto é, aceita que o certame de 10 clubes pertença à temporada de 79.
23/1/79
Hoje, finalmente, ficaremos sabendo quando começará o campeonato, quer dizer, quando recomeçará, por que o que se vai disputar - contrariando os desejos do Flamengo - é a terceira e mais importante fase do certame de 78, quando então se conhecerá o verdadeiro campeão, o campeão estadual.
23/1/79
Os clubes cariocas estarão hoje reunidos às 18 horas, em Conselho Arbitral, para a definição do número de clubes e fórmula de disputa do Campeonato Estadual, que ainda não se sabe se será de 78 ou 79, outro ponto a decidir.
24/1/79
O Flamengo não concordou com a validade do I Campeonato Estadual do Rio de Janeiro para o ano de 1978 e provocou a suspensão do tumultuado conselho arbitral do EFFERJ de ontem à noite, que teve três horas de duração, começando às 19h e terminando às 22h. Por 9 votos contra 8 (o Goytacaz foi o único a não votar) os clubes foram favoráveis à realização da competição como sendo válida pelo ano de 78.
O Flamengo desejava que o I Campeonato Estadual do Rio de Janeiro valesse pelo ano de 79 e como não conseguiu os seus objetivos, seu representante Dunshee de Abranches provocou a suspensão da reunião, ameaçando entrar com uma ação na Justiça Comum.
Com isso, novo Conselho Arbitral ficou marcado para amanhã, quando ficará resolvido se o certame valerá, mesmo, pelo ano de 78 ou 79.

26/1/79
“Campeonato Especial do Rio de Janeiro”: com essa denominação, a crise do futebol carioca foi superada e a solução foi encontrada durante a tranquila reunião dos 18 clubes filiados à FERJ, em Conselho Arbitral, que aprovaram por unanimidade a nova nomenclatura, em substituição à de I Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, que seria válido pelo ano de 78. A idéia partiu de Antônio do Passo, representante do Vasco.
Dez clubes disputarão o Campeonato Especial, serão eles os seis primeiros do Campeonato Carioca de 78 - Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, América e São Cristóvão - e os quatro primeiros do Campeonato Fluminense de 78 - Goytacaz, Americano, Volta Redonda e Fluminense.
Os oito clubes que não farão parte do Campeonato Especial disputarão o Torneio Oduvaldo Cozzi.
Por último, ficou acertado que o I Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, válido pelo ano de 79, será disputado de 6 de maio a 29 de setembro, com a participação dos 18 filiados.

30/1/79
Chegamos finalmente à semana do início do Campeonato (Municipal, Estadual Carioca ou Fluminense, ninguém sabe) grotescamente denominado de “Campeonato Especial”, quando deveria chamar-se “Campeonato do Grito”. Foi na base do grito que o Flamengo levou a Federação a passar por cima dos estatutos de uma deliberação da própria CBD. Regulamentarmente, o campeão de 78 seria o clube que vencesse o certame que se iniciará sábado, com 10 agremiações, ficando o Fla como Campeão Municipal. E estava tudo decidido quando o Flamengo conseguiu que o Madureira - sabe Deus como - reconsiderasse o seu voto.
O que aconteceu foi pura e simplesmente subversão regulamentar. Escamoteando o verdadeiro motivo - o medo de ver seu título de campeão carioca raspado com borracha - o Flamengo gritou que “disputar em 79 o campeonato de 78 não fazia sentido”. O que “faz sentido” para os ilustres dirigentes dos clubes, é a disputa de dois cameponatos do mesmo ano: Campeonato Especial, com 10 clubes, e I Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, com 18 clubes.


Cabe citar também o Eduardo Vianna, que já falou sobre esse confuso regulamento em seu livro (Implantação do Futebol Profissional no Estado do Rio de Janeiro, 1986, Editora Cátedra, páginas 56 e 57):
Ainda em 1978, sob a liderança do São Cristóvão F.R. (por incrível que pareça), o C.R. Flamengo e o C.R. Vasco da Gama, deram início a um movimento para o afastamento do Americano F.C., Goytacaz F.C. e Volta Redonda F.C. do Campeonato Carioca, bem como para impedimento da execução dos convites pelos clubes cariocas endereçados ao Serrano F.C., Fluminense A.C. (Nova Friburgo) e A.D. Niterói para que se integrassem ao mesmo campeonato.
Surgiu séria polêmica entre a FFF (ex-FFD) e a FCF, e o problema já se encontrava na área judicial quando o CND baixou deliberação da fusão (4/78, de 20-7-78, publicado no D.O. de 1-9-78) e a CBD com base no item 24 dessa deliberação e no item 35 da deliberação 3/76, resolveu interferir na lide, determinando, pela Decisão da Diretoria de 31-8-78, a realização de I Campeonato de Futebol Profissional do Estado do Rio de Janeiro, que teve por 
fases classificatórias um Campeonato da Cidade do Rio de Janeiro (antigo Campeonato Carioca) e um Campeonato do Interior do Estado do Rio de Janeiro (antigo Campeonato Fluminense).
FONTE: http://blog.soccerlogos.com.br/2008/10/07/averdadesobrecarioca1978/

2 comentários:

Anônimo disse...

é a força midiática desse mulambo

Anônimo disse...

O Flamengo é tricampeão em dois anos OFICIALMENTE e ponto final. Assim como o Sport Recife ficou como campeão de 1987, num campeonato polêmico e cruzamento de times do módulo 2

Jr