sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Zé Fortuna e Pitangueira

Elclides Fortuna, o Pitangueira, nasceu em Itápolis-SP, em 18 de outubro de 1928 e morreu em São Paulo-SP, em 11 de janeiro de 2013. Já José Fotuna, também nasceu em Itápolis-SP, em 02 de outubro de 1923 e morreu em São Paulo-SP, em em 10 de novembro de 1983, vítima de doença de Chagas.

Em 1947 formaram a dupla José Fortuna e Pitangueira e mudaram-se para São Paulo. Em 1948 já cantavam na Rádio Record, e ao longo da carreira fizeram sucesso com "Paineira Velha", "Lembranças", "Cavalo Branco", "Estêio de Aroeira", "Moça Gorda" e muitos outros.

A filha de José Fortuna, Iara Fortuna, casada com o cantor e compositor Paraíso, da dupla Mococa e Paraíso, continua presenvando a história da dupla.

Dois livros foram lançados para perpetuar a história dos irmãos:
"Vida e Arte de Zé Fortuna e Pitangueira" e “A História de Zé Fortuna e Pitangueira".

Literatura
O livro “VIDA E ARTE DE ZÉ FORTUNA E PITANGUEIRA”, escrito pelo jornalista Antonio Marquez Junior, é uma biografia da vida de José Fortuna e seu irmão Euclides Fortuna (o Pitangueira), desde a chegada ao Brasil de seus pais, italianos imigrantes, que foram residir em Itápolis-SP, formando no noroeste paulista família e filhos.

O livro fala de forma comovente da difícil vida no campo, a luta de José Fortuna contra a doença de Chagas que acabou vitimando-o no dia 10 de novembro de 1983, aos 60 anos. Fala de toda a sua carreira, as lutas no Rádio, as composições mais famosas, a vida em família, os festivais da Record, enfim é realmente uma biografia bastante honesta, porque narrada pelo próprio Pitangueira que conviveu a vida inteira com José Fortuna, na Companhia Teatral que ambos tinham: OS MARACANÃS.

Narra ainda a vida na Companhia, os teatros, os dramas circenses, e a paixão de JOSÉ FORTUNA por sua família: a esposa Durvalina, e as duas filhas Iara e Marlene.
Colaboração: Iara Fortuna


Um comentário:

janir marcolino disse...

eu Janir Marcolino poeta de Muriae MG sou fã da dupla e tenho algumas de suas obras incluindo o livro autografado por Pitangueira o qual tive a oportunidade de conhecer, já com o zé não foi possível ter conhecido o maior compositor de todos os tempos tambem teve o prazer de contar através do rádio a historia destes inesquecível artista foi gasto mais de 12 horas ainda tem mais,...