terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Literatura

"Um Mergulho no Rio - 100 Anos de Moda e Comportamento na Praia Carioca"
Sob autoria da jornalista de moda Marcia Disitzer, o livro “Mergulho no Rio – 100 anos de moda e comportamento na praia carioca” revela a evolução e mudanças nas vestimentas e modos de agir da sociedade nas praias cariocas, no período de 1900 até os dias de hoje.

A Cidade Maravilhosa é um celeiro de moda e tendências. E não é de hoje. Desde o começo do século, quando o carioca descobriu o hábito de ir à praia, o Rio de Janeiro passou a influenciar todo o Brasil a partir da moda e do comportamento à beira-mar. 

Ponto de encontro de amigos, local para práticas de esportes e para o lazer da família, cenário de atitudes revolucionárias e momentos emblemáticos. A praia no Rio de Janeiro sempre foi palco da história da cidade, espelho da maneira de viver do carioca e reflexo dos acontecimentos mundiais. Em 100 anos, a praia influenciou e foi influenciada pela vida brasileira e mundial.

O livro reúne em um texto ao mesmo tempo consistente e criativo, pautado por diversos depoimentos colhidos pela autora especialmente para o livro, os principais ícones dessa história: as casas de banho do início dos anos 1900, o primeiro biquíni duas peças, a bossa nova, o calçadão da garota de Ipanema e do menino do Rio, os ambulantes, os surfistas, as cangas, o biscoito globo e o estilo de uma cidade que construiu sua trajetória a caminho do mar. 

Com mais de 200 imagens, entre fotografias, propagandas e ilustrações de todas as épocas, a edição apresenta a evolução da moda-praia, seus criadores e grifes mais destacados e os principais personagens e acontecimentos experimentados pela cidade nos últimos cem anos. 

Nenhum comentário: