segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Literatura

 "Chá com Procópio Ferreira" 
Contando com 15 contos - dos quais apenas o que relata o encontro com um dos maiores nomes do teatro brasileiro ocorreu de fato -, a publicação "Chá com Procópio Ferreira" é a quarta obra do jornalista e sociólogo Ismair Zaghetto. As outras são  "Machado Sobrinho: o guerreiro da utopia", "Rapsódia natalina" e "Itamar e o bando de sonhadores".

A entrevista que dá nome à obra aconteceu em 1964. As lembranças do momento, apesar do tempo, permanecem nítidas nas lembranças do escritor. Procópio Ferreira, considerado um dos gênios das comédias brasileiras, se via diante de um jovem jornalista, recém-chegado à redação do "Diário Mercantil", maior jornal da cidade e um dos mais respeitados do estado.

Caneta em uma das mãos e cigarro na outra, durante duas horas Ismair Zaghetto entrevistou o ator, diretor e dramaturgo, sem ter ideia de que, nos próximos anos, interrogaria outras fontes notórias, como ministros, governadores e presidentes, além da própria filha de Procópio Ferreira, Bibi Ferreira.

Os demais 14 contos que compõem o livro têm como fios condutores as angústias humanas. A seleção das palavras, o olhar e até mesmo a forma de narrar são marcas de autoria incutidas no processo jornalístico.

Nenhum comentário: