sábado, 1 de dezembro de 2012

Placar

Em 29/04/1984, no jogo de ida, jogaram Flamengo x Corinthians no Maracanã. O vencedor desta disputa chegaria à semi-final do Brasileirão de 1984. Neste jogo o Flamengo venceu de 2 x 0, com gols de Élder aos 27 do 1º tempo e de Bebeto aos 8 do 2º tempo. Este jogo teve um público de 98.656 pagantes.
Para o jogo da volta no Morumbi em 06/05/1984, o Corinthians precisaria fazer pelo menos 2 gols de diferença. Mas algo aconteceu no primeiro jogo.
O jornalista Dalmo Pessoa, ex-rádio Gazeta e na época comentarista da rádio Bandeirantes começou a motivar a torcida do Corinthians para ir em peso e lotar o estádio. Falava que o estádio do Maracanã tem teto nas arquibancadas e dava eco e era essa a razão principal do barulho da torcida do Flamengo. Eu não sei o que aconteceu no Maracanã para o Dalmo a toda hora conclamar a torcida alvinegra.
O que sei é que realmente gerou um clima de revanche e até no placar eletrônico do Morumbi, conforme veremos a seguir.
O jogo da volta teve um público pagante de 115.002 pagantes e contagiado pelo jornalista ali também estava e posso contar o que li no placar eletrônico do Morumbi.
Como o Corinthians ganhou o jogo de 4 x 1, gols de Biro Biro aos 32 e Wladimir aos 38 do 1º tempo e Edson aos 7, Ataliba aos 14 e Paulinho contra aos 21 do 2º. tempo, o Corinthians estava classificado para as semi-finais contra o Fluminense de Parreira.
Perto dos 35 minutos do segundo tempo, o placar começou a escrever a música VAMOS A LA PLAYA, ou seja, cantando a vitória antes do tempo.
E chegou o domingo seguinte, 13 de maio de 1984, e o Fluminense veio e venceu de 2 x 0 o Corinthians, com gols de Assis aos 39 do 1º tempo e Tato aos 36 do 2º tempo. O Morumbi recebeu 90.560 pagante e com esta derrota o Corinthians precisaria de muito futebol para reverter o resultado. O fato é que no domingo seguinte, 20 de maio de 1984, quase ninguém da torcida do Corinthians foi A LA PLAYA.
Mas o troco do placar eletrônico pelos cariocas estava preparado.
Neste jogo 118.370 pagantes viram um 0 x 0 que classificou o Fluminense para as finais. Perto dos 40 minutos do 2º tempo, o placar do Maracanã começou:
Timão…….Timinho……..Fumaça….
Estava assim “ vingado “ o placar eletrônico do Maracanã.
Depois deste episódio, maiores cuidados foram tomados nos estádios quanto a forma de cuidados na informação.

Nenhum comentário: