terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Emílio Ibrahim

Nascido na histórica cidade de Mariana, Minas Gerais, em 20 de Outubro de 1925, Emílio Ibrahim é filho de Salomão Ibrahim (nascido em Marmarita, na Síria) e Nagibe Maria Ibrahim (nascida em Baalbeck, - cidade de mais de 3 mil anos, no Líbano).

Concluiu os cursos ginasial e científico no Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto. Engenheiro Civil formado pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil.

Deixou Minas Gerais, com destino ao Rio de Janeiro contratado pelo Fluminense F. C. como jogador, em 1948, na renovação do seu quadro profissional, implantada pelo técnico Ondino Vieira e pelos diretores Carlos Nascimento e Dilson Guedes. Castilho, Píndaro, Hélvio, Pinheiro, Mirim, Didi e outros foram seus companheiros naquele projeto-renovação. Foi campeão do Torneio Municipal daquele ano.

Simultaneamente com a sua vida de atleta no Fluminense, ingressou na Escola Nacional de Engenharia. De logo, afloraram as dificuldades para se compatibilizar as suas responsabilidades de atleta e as de universitário, mormente pela participação em longas excursões com o clube. A opção por uma das carreiras teve de ser feita e, em 1949, aos 23 anos, abandonou o futebol profissional para seguir cursando Engenharia Civil, tendo recebido o diploma em 1952.

Casou-se com Gilza de Macedo Soares, em 1958, com quem teve dois filhos: Paulo Emílio, engenheiro e advogado, e Marcelo Roberto, advogado e ator, falecido em 1986. Tem duas netas: Carolina, nascida em 1999, e Bianca, nascida em 2006.

Casou-se com Gilza de Macedo Soares, em 1958, com quem teve dois filhos: Paulo Emílio, engenheiro e advogado, e Marcelo Roberto, advogado e ator, falecido em 1986. Tem duas netas: Carolina, nascida em 1999, e Bianca, nascida em 2006.

Foi Secretário de Obras Públicas do antigo Estado da Guanabara, no Governo Chagas Freitas.

Foi Secretário de Obras e Serviços Públicos do Estado do Rio de Janeiro, no Governo Chagas Freitas.

Foi Presidente do Conselho de Administração de inúmeros órgãos do Estado, destacando-se a SURSAN, ESAG, COMLURB, DER, CEDAE, CEG, CERJ, FEEMA, CEHAB e SERLA.

Foi Diretor das Centrais Elétricas de Furnas, no Governo do Presidente João Figueiredo.

Em 1982, foi indicado a concorrer ao Governo do Estado do Rio de Janeiro pelo PDS, tendo renunciado, em decorrência de desencontros de natureza política com a direção partidária.

Foi Presidente da C.B.T.U.- Companhia Brasileira de Trens Urbanos, no Governo do Presidente José Sarney.

Encerrou nesse cargo, voluntariamente, o exercício de sua vida pública, em 1990.

Atualmente dirige seu Escritório Técnico de Serviços de Consultoria, no Rio de Janeiro.

Torcedor do Guarany Futebol Clube, o "VERDÃO DE MARIANA", Emílio Ibrahim é membro da Academia Marianense de Letras.
Fonte: www.emilioibrahim.eng.br

Nenhum comentário: