terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Copas do Mundo

            As bolas de todas as copas
A Copa de 2014 será a decima segunda competição mundial em que a bola terá nome próprio. 


1970/1974 – Telstar: Seu design com gomos pintados em preto e branco foi projetado principalmente para as transmissões dos jogos, já que a maioria das televisões da época era em preto e branco.  O nome Telstar foi inspirado no satélite de mesmo nome, o primeiro satélite de comunicação.

1978 – Tango: É introduzido um novo design que será utilizado para os próximos vinte anos, vinte painéis idênticos “criado tríades”. O nome é em relação a cultura da Argentina.

1982 – Tango España: Esta bola era de de couro genuíno, a última deste tipo a ser utilizado em uma Copa do Mundo. Nome também derivado da dança.

1986 – Azteca: O nome Azteca vem da cultura do México, os Astecas.

1990 – Etrusco Unico: O nome e o desenho da bola teve sua inspiração na história antiga da Itália e da arte dos etruscos.

1994 – Questra: Este foi o nome dado a uma família de bolas de futebol produzidas originalmente pela Adidas para grandes eventos internacionais em meados da década de 1990. O nome foi derivado de uma palavra antiga que significa “a busca para as estrelas.”

1998 – Tricolore: Foi a primeira bola multicolorida, seu desenho era composto por tríades azuis com galos em desenho estilizado. A bandeira tricolor e o galo são ambos símbolos tradicionais franceses.

2002 – Fevernova: Foi apresentada como o maior avanço no design de bolas de futebol desde a bola Tango, usado na Copa do Mundo de 1978, na Argentina, seu colorido e revolucionário design é inteiramente baseado na cultura asiática.

2006 – Teamgeist: A bola oficial da Copa de 2006 era chamada de Teamgeist (espírito de equipe em alemão).

2010 – Jabulani: Significa “Trazendo alegria para todos” em IsiZulu, língua banta, original do povo zulu. O IsiZulu é uma das 11 línguas oficiais da África do Sul. Para a final da Copa do Mundo da África do Sul a bola oficial foi a Jo’Bulani. O nome é um trocadilho de Joanesburgo (cidade da final do Mundial de 2010) com Jabulani (bola oficial da Copa do Mundo de 2010).

2014 – Brazuca: Em votação realizada pelo povo brasileiro, esse nome foi escolhido entre outras duas. Seu design será revelado em dezembro de 2013.

Nenhum comentário: