domingo, 23 de dezembro de 2012

Literatura

"Tancredo Neves - A travessia midiática"
O centenário de nascimento e os 25 anos da morte de Tancredo Neves, complertados em 2010, motivaram a produção desta obra. Não no sentido da comemoração destas datas, mas na perspectiva de ampliar os estudos acerca da influência deste grande estadista brasileiro em nossa história e de sua inserção no cenário midiático de nosso país. 

A trajetória do ex-presidente, a conjuntura histórico política, a campanha pelas Diretas Já, a eleição pelo Colégio Eleitoral, o clamor popular, a doença, a agonia e a sua morte são o cenário sobre o qual os autores projetaram a sua relação com os jornais impressos, o rádio, a TV, a música, os jornalistas e a imprensa em geral, bem como analisaram a mitificação da sua figura na memória popular.

São vinte e seis pesquisadores que refletem, em dezessete textos sobre o papel que a mídia representou nesse fenomenal processo que se inseriu definitivamente na vida nacional. 

A vida e obra de Tancredo Neves, desde os tempos de vereador, em São João del-Rei, passando pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais e pelo Congresso Nacional, como deputado e senador da República, até chegar ao governo do Estado e, em seguida, à Presidência da República, encerrando o ciclo de governos militares iniciado em 1964.

Nenhum comentário: