sábado, 1 de dezembro de 2012

Literatura

"Jânio Quadros: O Prometeu de Vila Maria" 
Obra escrita pelo jornalista Ricardo Arnt para a coleção "Avenida Paulista", da Ediouro, após um ano de pesquisa e consultas a dezenas de protagonistas da história, familiares de Jânio, políticos e cientistas sociais como José Aparecido de Oliveira, Almino Afonso, Fernando Henrique Cardoso, Luiza Erundina, Francisco Weffort, Bolívar Lamounier, Jânio Quadros Neto, Cláudio Lembo, Mino Carta, Plínio de Arruda Sampaio, João Mellão Neto, Hélio Jaguaribe, Miriam Limoeiro Cardoso e Maria Victoria Benevides. Nele, o presidente gramático, “mestre da linguagem virtuosa”, desfila com o carisma, as contradições e os escândalos familiares que suscitam até hoje julgamentos divergentes e irreconciliáveis. Jânio despediu-se da vida pública em 1989 lamentando a eterna carência brasileira por salvadores da pátria, como ele. 

Jânio da Silva Quadros
Nascido no dia 25 de janeiro de 1917, em Campo Grande (MS), Jânio mudou-se para São Paulo na década de 1930. Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (Universidade de São Paulo), em 1939, entrou na carreira política em 1947, quando se elegeu vereador.

Foi eleito em São Paulo para deputado estadual em 1950, prefeito em 1953 e governador em 1954. O político usava a vassoura como símbolo, para "varrer a bandalheira" do Brasil.
Com a ditadura, perdeu seus direitos políticos, retornando a vida pública apenas no final dos anos de 1970. Foi eleito prefeito de São Paulo em 1985. Morreu na mesma cidade que fez carreira política, no dia 16 de fevereiro de 1992.
Fonte: www.livraria.folha.com.br

Nenhum comentário: