sábado, 15 de dezembro de 2012

"Ferreira"

O sobrenome "Ferreira" e seus correspondentes em outros idiomas, é o mais comum dos sobrenomes no mundo, superando a família "Silva".

As pessoas eram identificadas, ou distinguidas de outras de igual prenome, pelas suas atividades ou características físicas. Obviamente nesta época a função de ferreiro era bastante comum em todas as partes daí a utilização de Ferreira como sobrenome.

Correspondentes do sobrenome em outros idiomas:
Espanhol - Herrera ou Herreira
Italiano - Ferrara ou Ferrari
Inglês - Smith

Muitos dos sobrenomes ibéricos vem das profissões dos antigos artesãos e profissionais especializados, patriarcas que nominaram as famílias no início do periodo feudal. Esses profissionais não eram vassalos comuns e mantinham uma certa influência política junto aos senhores feudais e em alguns casos até com os reis.
Como naquela época (século 13, aproximadamente) houve o domínio mourisco na região da Ibéria (hoje Portugal e Espanha), os mouros davam os sobrenomes no feminino para ridicularizar esses patriarcas e torná-los politicamente mais fracos.
Então o sobrenome Ferreira vem dos antigos ferreiros, que na época eram figuras importantes, pois faziam ferraduras, armas e fechaduras, que eram objetos de valor pelo seu uso.
Se fosse hoje, para exemplificar, talvez o sobrenome da sua família fosse "Borracheira" (pneus no lugar de ferraduras) ou "Armeira" (por causa das armas).
Então, Oliveira eram os plantadores de azeitona e refinadores de azeite, Pereira eram os lavradores que plantavam peras ou frutas, Junqueira eram os coletores de lenha para os fogões e vai por aí adiante.


Nenhum comentário: