terça-feira, 6 de novembro de 2012

Futebol

São muitos os times que mudaram de casa no futebol brasileiro: Grêmio Barueri, Grêmio Prudente, Guaratinguetá, Americana, Ituiutaba e vários outros exemplos. O mais novo a trocar de cidade é o Nacional, que deixará a cidade de Nova Serrana, no centro-oeste mineiro, e se instalará em Pouso Alegre, no sul de Minas. Em 2013, o Nacional disputará à elite do Campeonato Mineiro. O próximo a fazer a trocar de cidade e de torcida provavelmente é o Ipatinga Futebol Clube, que desde o começo do ano acena um acerto com a cidade de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte.

O acordo firmado contou com a participação do senador Zezé Perrella e do deputado estadual Gustavo Perrela. Os dois estiveram em Pouso Alegre e, em reunião com o prefeito reeleito Agnaldo Perugini (PT), acertaram a troca de sede. Além da mudança, o senador ainda prometeu disponibilizar verba para a reforma do estádio Irmão Gino Maria Rossi, o popular Manduzão, com capacidade para mais de 25mil pessoas.

Pouso Alegre viveu grande momento no futebol no final da década de 1980, quando disputou a primeira divisão estadual e chegou à quinta colocação, atrás apenas dos três grandes de Belo Horizonte e do Rio Branco, de Andradas. O time contava com o goleiro Paulo César Gusmão, hoje treinador, e o lateral-esquerdo Nonato. Nos últimos anos, o Pouso Alegre Futebol Clube, o Sul Mineiro, o Minas Sul e o Guarani não honraram a tradição do futebol no sul do estado.

O acerto entre o Nacional e a cidade de Pouso Alegre aumenta mais as especulações sobre o Ipatinga ir para a cidade de Betim. Segundo as noticicias procedentes de Betim, o prefeito eleito Carlaile Pedrosa (PSDB), que seria amigo pessoal do presidente do Ipatinga, Itair Machado, mantém conversas com o cartola desde o começo do ano. Nos bastidores, especula-se que a Fiat e o Grupo Sada também patrocinariam a equipe. Nos últimos dias, o prefeito eleito teria recebido propostas do Nacional de Nova Serrana, para que a estrutura da equipe fosse transferida para Betim, o que atrapalharia a negociação com Itair Machado. Com o caminho livre, é provável que o presidente do Ipatinga anuncie a troca de sede até o final do Campeonato Brasileiro da Série B. O palco ideal seria no confronto contra o América Mineiro, no dia 24 de novembro, pela 38ª e última rodada do campeonato, que terá ampla cobertura da imprensa mineira. O Ipatinga (ou o novo nome que a equipe receber) luta pela permanência na Série B em 2013 e disputará o Módulo II do Campeonato Mineiro no 01º semestre.

Nenhum comentário: