segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Tião Carreiro

José Dias Nunes (Tião Carreiro), nasceu em São Francisco, no norte de Minas, em 13 de fevereiro de 1934 e morreu na capital Paulista em 15 de outubro de 1993. Filho dos lavradores Tulentino José Gonçalves e Inês Alves da Neves, viveu até os 10 anos de idade nos distritos de Catuti, Rebentão e Pajeú, em Minas Gerais. Foi criado numa fazenda nos arredores de Araçatuba, em Flórida Paulista, regiões de Adamantina e Valparaíso, no interior do estado de São Paulo.

Tião Carreiro cantou em diversas duplas, tendo adotado diferentes nomes artísticos, tais como Zezinho (com Lenço Verde), Palmeirinha (com Coqueirinho) e Zé Mineiro (com Tietezinho). Lenço Verde e Coqueirinho eram pseudônimos do mesmo parceiro, o Waldomiro, que era primo de Tião Carreiro. Suas parcerias mais famosas foram com Antônio Henrique de Lima (Pardinho), Adauto Ezequiel (Carreirinho, falecido em 2009) e Paraíso.

Sucessos
Pagode em Brasília (criado juntamente com Teddy Vieira e Lourival dos Santos, em 1959), Boi Soberano, Filhinho de Papai, Cochilou Cachimbo Cai, A Vaca já foi pro Brejo, entre outros.

Pardinho
Antonio Henrique de Lima, nasceu em São Carlos-SP, no dia 14 de agosto de 1932 e morreu em Sorocaba-SP, em 0e de junho de 2001.
Além de Tião Carreiro, fez dupla com João Mulato (Wilson Leôncio de Melo) e Pardal (Gonçalo Gonçalves), com o qual gravou sete discos, incluindo o disco "4 Azes".
Fonte: www.tiaocarreiro.com.br

Nenhum comentário: