quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Patrimônio histórico

            Cine-Theatro Brasil
Painéis de Portinari farão parte da inauguração de Centro Cultural 


Famosa obra de Cândido Portinari, Guerra e paz vai fazer parte da exposição
Guerra e paz, os dois monumentais painéis que Cândido Portinari (1903–1962) fez na década de 1950 para a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, é a obra escolhida para inaugurar o V&M Brasil Centro de Cultura (www.vmcentrodecultura.com.br), ex-Cine Theatro Brasil, na Praça Sete (, Centro de Belo Horizonte. A exposição ficará em cartaz por 60 dias. O mês de abertura da nova casa de arte e entretenimento também já foi definido: setembro do ano que vem, informou ontem o presidente da Fundação Sidertube, mantida pela empresa V&M do Brasil (VMB), Alberto Camisassa.

Fechado desde 1999 e adquirido em 2006 pela empresa, o prédio com mais de oito décadas de história vai abrigar duas salas de espetáculo – uma com 1,1 mil lugares e outra com 200 –, auditório, galeria,  café-livraria, cinema e teatro.

O presidente do Projeto Portinari, João Cândido Portinari, filho do pintor, fez o anúncio oficial da exposição, lembrando que os painéis, cada um medindo 14 metros de altura por 10 metros de largura e pesando duas toneladas, estarão no Brasil, sob responsabilidade da entidade que ele dirige, até o fim o serviço de restauração da sede da ONU.

A obra será exposta junto de alguns dos 180 estudos, muitos gigantescos, que o pintor modernista fez durante quatro anos até pintar os painéis, num prazo de 90 dias, em 1955. A mostra terá também filmes sobre o trabalho. O primeiro espetáculo do novo teatro de BH terá apresentação de Milton Nascimento, Fernando Brant, a bailarina Ana Botafogo, Alex Neoral e Hamilton de Holanda.

Dedicados pelo autor “à humanidade”, os painéis chegaram ao Brasil em 2010 e foram mostrados em exposições no Theatro Municipal do Rio de Janeiro – em 12 dias, compareceram mais de 40 mil pessoas – e no Memorial da América Latina, em São Paulo SP. No Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio, os murais foram restaurados por especialistas. A próxima mostra será em Brasília (DF), sendo BH a quarta capital do país a receber a exposição. Depois de estar presente na entrega do Prêmio Nobel da Paz, em Oslo, na Noruega, e de uma visita à China, os murais poderão retornar ao Rio para nova exposição durante a Copa de 2014.

Revitalização Com investimento de R$ 50 milhões, o V&M Brasil Centro de Cultura teve as obras de restauro iniciadas em 2007. De acordo com a Fundação Sidertube, braço da V&M do Brasil, do grupo francês Vallourec, para projetos sociais e culturais, os serviços de restauro do prédio, inaugurado em 1932 e tombado pelo Instituto do Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha/MG), preservaram as características originais. Entre elas estão o vitral das fachadas, um cartão-postal da cidade. Durante as obras, a equipe encontrou nas paredes da sala do cinema pinturas em estilo art déco feitas pelo italiano Angelo Biggi.

Obra de arte
Os dois painéis que compõem Guerra e paz, feito por Portinari depois do conflito mundial que durou de 1939 a 1945, especialmente para a sede da ONU em Nova York têm proporções superlativas. Segundo João Cândido, são 280 metros quadrados de área divididos em 14 partes, cada uma medindo 5m x 2,20m. O transporte das 16 caixas demanda uma logística especial, embora o valor do seguro não seja divulgado pela empresa responsável. O novo espaço de BH reúne as condições adequadas para recebê-los e ao público. No total, são 8,3 mil metros quadrados e 11 andares. Segundo Alberto Camisassa, os 1,6 mil lugares do cinema original se transformaram em 1,1 mil, para garantir maior conforto para a plateia. Ontem, foi apresentada pela direção da casa uma caixa de metal, contendo recortes de jornais e moedas, que foi enterrada no início da construção do prédio, em 1928.
Fonte: www.uai.com.br

                            Cine Thetro Brasil
O Cine Brasil, ou, originalmente, Cine-Teatro Brasil, é um prédio histórico de Belo Horizonte, construído em 1932 na Praça Sete de Setembro (esquina da Avenida Brasil com a rua Carijós), para funcionar como o principal cinema e maior teatro da cidade. Trata-se de um grande edifício de oito andares cuja fachada em ângulo curvilíneo marca a esquina da Avenida Amazonas com a rua Carijós. Desenhado pelo arquiteto Ângelo Murguel, é um dos precursores do concreto armado e traz a fachada em pó-de-pedra, acabamento típico do estilo arquitetônico art déco.

                              Praça Sete 
O nome originalmente escolhido para o local foi Praça Doze de Outubro, em homenagem ao dia 12 de outubro de 1492, em que Cristóvão Colombo chegou às Bahamas, data comumente atribuída à descoberta da América.
Em 1922, seu nome foi alterado para Praça Sete de Setembro, nas comemorações do centenário da Independência do Brasil. Embora a pedra fundamental do "Pirulito", como é chamado pela população, tenha sido lançada naquele ano, o monumento só foi inaugurado no local dois anos depois, em 07 de setembro de 1924.

Nenhum comentário: