quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Artilheiros

Revista argentina "El Gráfico" coloca Romário com 768 gols
Pelé fica emterceiro lugar com 757

 
Uma das mais tradicionais do jornalismo esportivo mundial, a publicação resolveu fazer uma recontagem e, para a surpresa de muitos, colocou Romário como o maior artilheiro de todos os tempos.

A revista não enlouqueceu, nem resolveu desbancar Pelé por causa da rivalidade com Diego Maradona (fora da lista). Mas adotou determinados critérios e deixou o Rei do Futebol na terceira colocação, com "míseros" 757 gols marcados (643 pelo Santos, 37 pelo Cosmos e 77 pela Seleção Brasileira), cerca de 500 a menos que Pelé conta (1281).

Romário, que pelas suas contas chegou a 1.000 gols em 2007 com a camisa do Vasco (1.006 no total), é colocado como maior goleador pela edição, mas com 768 tentos. Na segunda colocação está Josef Bican, um jogador da República Tcheca e que atuou entre 1928 e 1956, com 759, apenas dois a mais do que Pelé.

Para fazer toda compilação de dados, o repórter  argentino Martin Estevez levou cerca de três meses. Em uma discussão na editora, ficou estabelecido que não seriam levados em conta os amistosos entre clubes; torneios organizados por clubes; torneios de verão ou inverno; partidas de pré-temporada; jogos que não envolvessem o time profissional; e duelos festivos. Gols marcados nas seleções juvenis não foram computados, como também em partidas de seleções contra equipes.

Por isso, existe a diferença entre a lista montada pela "El Gráfico" e o número considerado pelos atletas e instituições. Outro fator levado em conta pelo jornalista foi o número de gols marcado na Primeira Divisão: no mínimo 100.
Colaboração:

Nenhum comentário: