quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Literatura

“As Duas Guerras de Vlado Herzog”
A fuga do Nazismo e a ditadura são as duas guerras que o jornalista Vladimir Herzog enfrentou em sua vida, de acordo com o também jornalista Audálio Dantas. Ele retrata a história de vida de Vlado, as repressões do Governo Militar e a militância do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo contra a ditadura no livro “As Duas Guerras de Vlado Herzog”.

O livro “As Duas Guerras de Vlado Herzog” traz em sua parte inicial a biografia do jornalista Vladimir Herzog a partir de sua fuga com a família, aos quatro anos de idade, quando saíram da Iugoslávia para fugir do Nazismo e foram rumo à Itália. 

A obra relata relata o drama ee parte da família que ficou para trás e foi exterminada em campos de concentração. Vlado e seus pais – Zigmund e Zora – chegaram aos Brasil às vésperas do Natal de 1946, com sonhos de uma vida melhor longe da guerra de devastara seu país de origem.
Posteriormente, Audálio Dantas aborda as circunstâncias da morte do jornalista no DOI-CODI de São Paulo, em 1975, e resgata a atuação do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo em relação à ditadura. Além de suas próprias memórias, o autor do livro utilizou mais de 100 entrevistas para escrever as 400 páginas do livro, além de documentos, como uma carta escrita pelo pai de Vlado, Zigmund, em 1972.

Nenhum comentário: