terça-feira, 21 de agosto de 2012

Literatura

"Operação Condor: o Sequestro dos Uruguaios — uma reportagem dos tempos da ditadura"
Em 1975 foi fundada no Chile, durante o governo do ditador Augusto Pinochet, a Condor, ação terrorista de Estado que atropelava fronteiras nacionais e afrontava os direitos humanos.

No ano de 1978, época conturbada da história brasileira, os uruguaios Lílian Celiberti e Universindo Diaz foram sequestrados, expondo à opinião pública do país a sinistra Operação Condor, na qual dissidentes políticos eram caçados por comandos clandestinos militares e policiais.

Informados por um telefonema anônimo, o repórter Luiz Cláudio Cunha e o fotógrafo J.B. Scalco foram levados até um apartamento do bairro Menino Deus, em Porto Alegre, onde flagraram militares uruguaios e policiais brasileiros na fase final do sequestro de Lílian e Universindo. Jornalistas testemunhavam a Condor em pleno vôo, pela primeira vez no continente.

A pressão da imprensa e a repercussão do caso constrangeram Montevidéu e Brasília e as vítimas escaparam vivas para contar a história de uma multinacional do terror que não costumava deixar sobreviventes.

Luiz Claudio conta detalhes inéditos desta perigosa e impressionante aventura jornalística.

Nenhum comentário: