domingo, 19 de agosto de 2012

Literatura

"Cataminas pomba & outros rios"
É “para Cataguases, seu rio, sua gente” e a Manuel das Neves, in memoriam, que o poeta Ronaldo Werneck dedica seu novo livro, "Cataminas pomba & outros rios", Dobra Editorial, com patrocínio da Lei Municipal Ascânio Lopes. Com uma série de novos poemas que giram em torno de várias cidades e ao longo e no curso de vários rios, do Brasil e do exterior, Cataminas inclui também uma retomada do pomba poema, poema-livro lançado em 1977, por ocasião do centenário de Cataguases. Em 1999, outro livro do autor, "Minas em Mim" e o "Mar Esse Trem Azul", incluía uma versão do pomba poema, só que no formato vertical.

Agora, com novas ilustrações e mantendo o formato horizontal de sua primeira edição, o poema-livro possibilita maior “diálogo visual” entre o corpo do texto, as muitas imagens nele inseridas e os brancos da página. Não só o “poema-livro” como todos os demais poemas do novo livro, que traz também um longo poema-levantamento da trajetória do Rio Pomba – poema pós-pomba poema –, da fonte à foz, seu curso, afluentes, cidades que atravessa.

Foi também acrescentada uma seção de abertura, formada por poemas em torno de Minas e Cataguases, sua gente-geografia, minas-mundo. Cat´agua´ses. Cata dos veios d´água. Cata das minas, da prata das palavras. Cataminas. Na terceira seção, o foco do livro volta-se para o exterior – rios-cidades-poemas percorridos pelo poeta na Europa, na África, na América Latina. Por trás de toda a trama, o velho Pomba e seu lento rumar: nuvens de palavras, manchas esparsas que flutuam sobre o branco, contrastando em caudal com a lenta cadência do rio, seu mágico mover imóvel.
Fonte: www.ronaldowerneck.com.br/

Nenhum comentário: