quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Eleições 2012

Em Bambuí, no Centro-Oeste de Minas Gerais, o prefeito Lélis Jorge Silva (PTB), que é dentista, faz campanha para tentar conquistar o quarto mandato seguido, mas já passa apertado com o Ministério Público Eleitoral (MPE), que entrou com ação de impugnação de sua candidatura. Em 2007, ele se mudou de Vargem Bonita, de onde era prefeito desde 2001, e no ano seguinte se candidatou ao comando de Bambuí, a 75 quilômetros de distância.

Além da acusação de estar se candidatando para um quarto mandato seguido no mesmo cargo, pesa a rejeição de contas da sua primeira administração em Vargem Bonita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). Outro ex-prefeito de Bambuí que disputa votos novamente com Lélis, Galeno Gomes (PT), também teve suas contas rejeitadas pelo TCE-MG. Ambos já apresentaram defesa à Justiça.

O MPE argumenta que a prática da mudança de domicílio eleitoral após exercer o cargo de prefeito no período de duas legislaturas para obter um terceiro mandato – ou quarto – fere a Constituição federal em seu Artigo 14, parágrafo 05º, que diz que o presidente da República, governadores e prefeitos e quem os tiver substituído no curso de seus governos poderão ser reeleitos apenas uma vez.
A carreira política de Lélis Jorge Silva, nascido em Formiga, no Centro-Oeste de Minas, começou cedo. Aos 26 anos, em 2000, ele foi eleito vice-prefeito de Vargem Bonita em chapa com Domingos Soares Vilela (PMDB). Dois meses depois de sua posse, Domingos faleceu e Lélis herdou o posto, se reelegendo em 2004. Um ano antes do fim de seu segundo mandato, ele se mudou para Bambuí e se candidatou a prefeito no ano seguinte, sendo eleito.

Nas últimas eleições municipais, em 2008, um caso parecido ganhou notoriedade. Em Pirapora, no Norte de Minas. O então prefeito Warmillon Fonseca Braga (DEM) completou 16 anos à frente do Executivo de duas cidade diferentes. Foi eleito em 1996 em Lagoa dos Patos e reeleito em 2000, mas, antes de acabar o mandato, se mudou para Pirapora, que fica a 60 quilômetros. Venceu o pleito e foi reeleito em 2008.
Fonte: www.uai.com.br/







Nenhum comentário: