segunda-feira, 16 de julho de 2012

Literatura

“Rádio X TV: O jogo da narração. A imaginação entra em campo e seduz o torcedor”
Com o intuito de entender a razão pela qual a narrativa radiofônica de jogos de futebol conquistou a preferência dos torcedores sobre a forma de narrar praticada na televisão, o professor da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Márcio de Oliveira Guerra, desenvolveu sua tese de doutorado. O trabalho originou o livro “Rádio X TV: O jogo da narração. A imaginação entra em campo e seduz o torcedor”, que será lançado nesta segunda-feira, 16/07, às 19h30, no Fórum da Cultura.

Márcio Guerra mapeia no livro as escolas de narradores. Cada locutor tem um estilo de narrar e busca formas de pintar na imaginação do torcedor o que acontece no campo, seja por meio de expressões retiradas da própria fala do povo ou por meio de bordões e expressões que facilitem a identificação do que ele está falando. Alguns narradores, naturalmente, falam mais rápido, outros usam a cadência para explorar mais os lances sem deixar de passar informações. O ritmo do jogo também influencia na narração, em jogos mais movimentados e dinâmicos, por exemplo, a narração tende a ser mais rápida.

“A televisão ainda não conseguiu se libertar do estilo marcante imposto pelo rádio, mesmo com todo o avanço tecnológico”, reflete o autor, mas isso não impede que a TV busque encontrar uma narrativa própria. Guerra conta que a exceção foi apresentada a ele em uma das entrevistas que fez para o trabalho, quando indicaram o nome de Silvio Luiz. Este narrador criou um estilo diferenciado porque percebeu que não era necessário falar o que as pessoas já estão vendo. E a partir daí, estabelece um diálogo com o torcedor. E é assistindo jogos nas arquibancadas ou em casa que ele encontra os diversos bordões.

A publicação inclui entrevistas com nomes importantes da locução esportiva no rádio e na TV como o dos locutores José Carlos Araújo e Ary Rocco.

No livro, o autor faz uma revisão da pesquisa bibliográfica do assunto, utiliza entrevistas, observação direta e analisa produções selecionadas. Com prefácio assinado pela professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Raquel Paiva, a obra estará disponível para venda no local do lançamento a R$ 30,00.
O Fórum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, Centro de Juiz de Fora.
Fonte: www.ufjf.br/

CONSIDERAÇÕES:
"Rádio X TV: o jogo da narração. A imaginação entra em campo e seduz o torcedor", é a segunda obra do jornalista, professor e escritor Márcio Guerra, a primeira foi "Você ouvinte é a nossa meta", célebre frase utilizada por Waldir Amaral, e que foi transformada em livro.

Nenhum comentário: