terça-feira, 17 de julho de 2012

Associação Esportiva Ituiutabana

por Adeílton José*
A nossa gloriosa Associação Esportiva Ituiutabana está completando 79 anos. Um dos times mais tradicionais e amado de nossa cidade e região foi fundado em 17 de Julho de 1933 e tornou-se um dos clubes mais importantes do estado na década de 1980. A Ituiutabana possui uma bagagem de muitos títulos,

Nos anos 90, a alvianil de Coleto de Paula acabou deixando o futebol profissional fazendo com que sua reputação decaísse. Uma nova campanha vitoriosa só aconteceu em 2003 quando a Ituiutabana voltou ao cenário futebolístico. Para brigar pelo titulo da Segundona mineira enfrentando na grande final a equipe da Associação Atlética Paraisense. Perdendo o titulo nas cobranças de penalidades máximas. Com o acesso a Ituiutabana garantiu o direito de disputar o modulo dois de 2004. Mas por falta de recursos financeiros a equipe da alvianil mesmo se classificando para o hexagonal final do modulo dois não pode seguir na competição. A equipe foi julgada pelo tribunal da federação mineira e punida com suspensão de dois anos e e multa de cinquenta mil reais. o que mais tarde foi pago através de cestas básicas. Quitando assim suas dividas com a FMF. depois de 08 anos de ausência do futebol profissional a Ituiutabana volta a representar o futebol tijucano em competições realizadas pela mandatária maior do futebol mineiro. Demonstrando grande vitalidade e seguindo forte diante de tantas dificuldades que assolam o futebol brasileiro.

Através de uma diretoria competente e dedicada. e coesa a ituiutabana esta de volta e resurge forte prometendo já nesse seu retorno buscar acesso para o modulo 2 de 2013. E para isso um time forte e competitivo foi montado. E vale destacar aqui as contratações do goleiro Fernando Pompeu, os zagueiros Gilson Baiano e tuta, os volantes Vertinho, Joilson e Dinei, os atacantes Dalmo e Torres e tantos outros valores jogadores que já estão integrando o plantel de profissionais da alvianil de Coleto de Paula. Sem falar da comissão técnica que tem em seu comando o ídolo maior do povo tijucano Gilson Batata. A gerencia de futebol entregue a inteligência e competência do jovem Guilherme Ferreira e toda diretoria da Ituiutabana.

História
Em 1933, surge em Ituiutaba um time de futebol com o nome de "Associação Ituiutabana". Nesta época faziam parte do seu plantel os seguintes jogadores: Xaroca, Lili, Piriá, Reinaldo Bertoni, Jacaré, Quito, Napoleão, Alarico, Cícero Matraca, Joãozinho Novais e outros. Basicamente com a mesma equipe acima, em 17 de julho de 1933, foi fundada a "Associação Esportiva Ituiutabana — AEI".

O Sr. Coleto de Paula, que, sem dúvida, foi o seu maior baluarte, prestou valorosos serviços ao clube e à causa dos esportes em Ituiutaba, em razão disso a merecida homenagem de se colocar seu nome no estádio da AEI. Citamos aqui outra equipe da AEI (1940): Lili (Aloísio da Silva Novais, autor do livro "História Antiga de Ituiutaba"), Alarico, Gradim, Pará, Tião, Zizinho, Joãozinho Novais, Piriá, Nagib, Napoleão, Justo, Omar, Xaroca, Nadico, Nenê, Mica, Jacaré e outros. Em 1947 houve uma cisão no quadro social da AEI e ela perdeu os seguintes jogadores: Agenor, Gildo Cancella, Paulo Chaves, Lince, Leão, Ari, Onésio Brasileiro "Capitão" (Em 1948 foi formada a “Liga Ituiutabana de Futebol”, que realizou o I Campeonato de Futebol de Ituiutaba (oficial), do qual a AEI foi à campeã). Em 1951 a esquadra da "Véia" é reforçada com Juarez, Fiúco, Janjão, Airton, Paulo Maia, Alberto, Benedito e João Anésio, e foi campeã do I Torneio Regional do Triângulo, ficando o "Bôa" com o vice-campeonato, jogando com os seguintes craques: Agenor, Coelho, Nena, Jorge, Lince, Paulinho e outros.

A Associação Esportiva Ituiutabana formou com os outros dois clubes da cidade, o Ituiutaba Esporte Clube e o Atlético Clube Ituiutabano, no período de 1971 a 1976, e assim surgia a União Tijucana de Esportes para a disputa do Campeonato Mineiro.

A mascote da Associação Esportiva Ituiutabana sempre foi a pantera.

*Adeílton José é Assessor de Imprenda da Ituiutabana

Um comentário:

Anônimo disse...

Que esta data seja de renovaçao e novo vigor para esta nova VEIA! A Ituiutabana é nossa é de Ituiutaba, jamais vai nos abandonar! Que venha a segundinha e em seguida o modulo II. Parabens Ituiutabana, 79 anos.