terça-feira, 19 de junho de 2012

Literatura

“Histologia Essencial”
Assuntos relacionados à histologia são abordados de maneira prática e objetiva no livro “Histologia Essencial”, da editora Guanabara Koogan. A obra foi escrita pela professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Beatriz Julião Vieira Aarestrup  e será lançada na próxima sexta-feira, dia 22, às 20h, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM).

Segundo a autora, a obra foi elaborada para funcionar como um livro texto e atlas, com o objetivo de ensinar histologia em seu princípio morfológico, fornecendo conteúdo aprofundado em microscopia óptica, além de possibilitar a correlação da disciplina com aplicações clínicas que farão parte da futura rotina profissional dos estudantes.

A obra é ilustrada com fotomicrografias coloridas e desenhos, com texto prático e objetivo, sem deixar de ser acadêmico e foi realizada para alunos de graduação da área da saúde, bem como de pós-graduação em áreas correlatas.

De acordo com a autora, a partir da década de 1990 os diversos livros didáticos de histologia começaram a apresentar conteúdo muito voltado para a microscopia eletrônica.

Segundo pesquisa realizada no Brasil e no exterior, com professores e alunos, foi observado grande índice de insatisfação com os principais livros da área, em relação a pontos como conteúdo repetitivo entre as disciplinas de histologia e biologia celular, frustração por parte dos alunos que compram os livros, pois a maioria dos textos não são utilizados nas aulas teóricas e práticas de histologia e poucas fotomicrografias de microscopia óptica, levando o aluno a necessitar de atlas além do livro-texto.

A escritora ressalta ainda, que a publicação busca sanar os problemas relacionados acima, sendo direcionado para o que realmente é a histologia dada nas universidades, com o conteúdo voltado para a microscopia óptica, com exemplos de aplicações clínicas e texto descritivo, o que, segundo ela, é fundamental para o estudo da imunologia, fisiologia e patologia.

Segundo o professor Carlos Mourão, que auxiliou a professora na organização da obra, todos os livros da série transformam a linguagem da área básica em algo mais simples para os acadêmicos entenderem.

O livro traz um capítulo sobre a parte técnica laboratorial do processamento histológico, manuseio do microscópio e obtenção do material para estudo, além de glossário de sufixos e prefixos utilizados amplamente na área da saúde e um histórico dos cientistas que se tornaram “epônimos” ao longo dos séculos. Há, ainda, em cada capítulo um roteiro para o estudo das lâminas histológicas nas aulas práticas. Além da versão impressa, a obra foi lançada em versão eletrônica, na qual os alunos podem acessar amostras de páginas e fotografias microscópicas. Além de toda a parte ilustrada estar disponível para professores cadastrados como docentes de Histologia na Editora Guanabara-Koogan. A obra tem 476 páginas e custa R$ 160.

A autora
Beatriz Julião Vieira Aarestrup é graduada em Odontologia pela UFJF, doutora em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professora do Departamento de Morfologia/ Histologia no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFJF e também de Histologia Aplicada e Patologia na Pós-graduação lato e stricto sensu e pesquisadora associada do Centro de Biologia da Reprodução no Laboratório de Imunopatologia e Patologia Experimental da UFJF.
Fonte: www.ufjf.br/

Nenhum comentário: