terça-feira, 19 de junho de 2012

Literatura

"Novo Hamburgo: da fundação à emancipação política (1824-1927)"

O jornalista e escritor Felipe Kuhn Braun publica seu quinto livro, agora sobre a história de Novo Hamburgo. Primeiramente o autor escreve sobre o histórico do nome do município, cuja verdadeira origem ainda gerava muitas controvérsias, inicialmente, Hamburgerberg, posteriormente New-Hamburg ou Neu-Hamburg, até chegar ao nome atual de Novo Hamburgo.

Além disso, Felipe, que é mestrando em História pela Unisinos, fala sobre a participação de hamburguenses na Revolução Farroupilha e na Guerra do Paraguai.

O livro retrata histórias dos primeiros colonizadores e dos pioneiros do município. São imagens de uma Novo Hamburgo de outrora, que sempre se destacou na região por sua terra pujante, seu comércio e sua indústria, localidade da cultura, do ensino e das religiões. O autor nos possibilita acesso a fotos, documentos e histórias do século XIX e início do século XX, de duas, três gerações e até mais gerações anteriores à nossa.

É autor também de Memórias de Imigrantes Alemães e seus Descendentes no Sul do Brasil (2011), Cartas e Relatos de Imigrantes Alemães (2011), História da Imigração Alemã no Sul do Brasil (2010) e Memórias do Povo Alemão no Rio Grande do Sul (2010).
Fonte: www.oikoseditora.com.br/

Nenhum comentário: