quarta-feira, 20 de junho de 2012

Literatura

“Blindados no Haiti – Minustah – Um experiência real”
O livro “Blindados no Haiti – Minustah – Um experiência real” de autoria do pesquisador Expedito Carlos Stephani Bastos, marca o lançamento do primeiro livro com selo UFJF/Defesa. Retratando uma parte importante da história militar brasileira, o livro resgata os principais modelos de veículos empregados no Haiti, entre 2004 e 2011, por diversos países que formam a Missão das Nações Unidas para estabilização do Haiti (Minustah), sob o comando do Brasil. A obra contém 108 páginas e mais de 150 imagens coloridas. O lançamento do livro acontecerá na próxima sexta-feira, dia 22, às 19h, na livraria Saraiva.

A história militar do Brasil tem se constituído em objeto relevante de pesquisa para historiadores, cientistas políticos, intelectuais da própria corporação militar e para autodidatas dos mais variados matizes. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) acolhe uma parcela desses pesquisadores. Entre eles, Expedito Carlos Stephani Bastos, que construiu uma longa trajetória de estudos acerca da Defesa Nacional. Especializou-se no estudo da História Militar Brasileira, focando no desenvolvimento de sua indústria bélica, nos avanços tecnológicos obtidos pelo país em diferentes momentos e na técnica de construção, manutenção e desenvolvimento dos blindados.

Em 2008, o autor foi convidado pelo Ministério da Defesa para operar no corpo de fuzileiros navais da Marinha do Brasil.
Fonte: www.ufjf.br/

Nenhum comentário: