sábado, 19 de maio de 2012

Série C 2012

Brasil-RS x Santo André-SP
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) confirmou o retorno do Brasil de Pelotas á Série C, após decisão judicial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS). A entidade acatou a decisão e colocou a equipe pelotense no lugar do Santo André.

Caso não acatesse com a ordem, a entidade deveria pagar uma multa diária de R$ 100 mil. Para que isto não acontecesse, os dirigentes decidiram por respeitar a ordem judicial. Na próxima segunda-feira 21/05, o departamento jurídico da CBF, do Brasil e representantes da Federação Gaúcho estarão reunidos no TJ/RS para o julgamento do recurso que a entidade entrou para tentar reverter o caso.

Em decorrência de liminar, a CBF se viu obrigada a incluir o Grêmio Esportivo Brasil no Campeonato Brasileiro da Série C 2012 em substituição ao Santo André. Como se trata de substituição, permanecem os grupos e a tabela da competição.

Dessa forma, o Brasil de Pelotas entrará no Grupo B ao lado de Duque de Caxias, Macaé, Chapecoense, Tupi, Madureira, Caxias, Vila Nova, Brasiliense e Oeste. Já o Santo André disputará a Série D no Grupo A8 junto com Araponga-PR, Juventude-RS, Metropolitano-SC e Mirassol.

O Brasil foi rebaixado para a Série D na última temporada, quando perdeu seis pontos pela escalação irregular do lateral-direito Claudio. Ele carregava uma suspensão quando foi contratado junto ao extinto Ituiutaba-MG, mas mesmo assim entrou em campo contra o Santo André. O clube alegou, na oportunidade, que o atleta não havia sido notificado pela suspensão.

Treze-PB x Rio Branco-AC
Há uma semana da estreia da Série C do Campeonato Brasileiro, a CBF terá trabalho para definir os participantes da edição 2012 da competição. Nesta sexta-feira, a juíza Ritaura Rodrigues Santana, da 1ª Vara Cível de Campina Grande, concedeu uma liminar que obriga a inclusão imediata do time paraibano na competição.

Além disso, a magistrada determinou "que o início da competição nacional Série C não deve ocorrer, a não ser com a inclusão imediata do Treze Futebol Clube na quarta vaga do citado campeonato”. Sendo assim, o time ocuparia a vaga que era do Rio Branco-AC, que pela decisão deve ser excluído do torneio.

Assim como no caso do Brasil de Pelotas, a liminar prevê uma multa de R$ 50 mil, que será dividida entre a CBF e o Rio Branco-AC, por dia caso a entidade máxima do futebol brasileiro descumpra o acordo. O Treze recebeu o direito de disputar a competição por ter sido o quinto colocado na Série D do ao passo.

A novela envolvendo Rio Branco, Treze e posteriormente Araguaína, começou no final do ano passado, quando o time do Acre usou a Justiça Comum antes de ter esgotado todas as tentativas na esfera esportiva, o que é proibido no Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Mas após um acordo judicial, o time acreano reconquistou o direito de voltar à Série C.

Também pleiteando uma vaga na Série C do Brasileiro, o Araguaína-TO também teve seu pedido de recurso negado. O time tocantinense fazia parte do grupo do Rio Branco na primeira fase da Série C 2011, e se diz prejudicado na competição.

Nenhum comentário: