quarta-feira, 30 de maio de 2012

Literatura

 "Padre Cícero, o Conselheiro do Sertão"
Nesta obra estão reunidos alguns dos textos de Daniel Walker produzidos sobre o Padre Cícero como resultado de muitas pesquisas.

Ao longo das pesquisas foi fácil perceber o quanto avançaram os estudos e as pesquisas tendo Padre Cícero como tema, desenvolvidos por historiadores locais e de fora, por iniciativa própria ou a serviço de alguma instituição acadêmica.
Os textos que formam "A Sabedoria de Padre Cícero" e "Padre Cícero, o Conselheiro do Sertão" mostram que ele, contrariando opiniões propagadas por muitos escritores, era de fato uma pessoa de estudo dotada de extraordinária sabedoria, e foi um excelente conselheiro para os seus milhares de afilhados e admiradores. Alguns escritores chegaram até a dizer que ele não gostava de ler. Não é verdade, pois na casa onde ele morreu hoje existe um museu com seus pertences no qual estão expostos centenas de livros de sua biblioteca particular.

Na parte Padre Cícero Entrevista-biográfica é apresentado um curioso recurso jornalístico conhecido como entrevista-montagem, na qual o entrevistado responde a perguntas cujas respostas são montadas a partir de textos por ele mesmo produzido. Aqui, no caso de Padre Cícero, as respostas às perguntas formuladas foram montadas a partir do conteúdo das cartas que ele escreveu e também de seu testamento, sendo transcritas conforme estão no original. Esta entrevista-montagem é uma espécie de Padre Cícero por ele mesmo, é, portanto, sua autobiografia.

Nenhum comentário: