terça-feira, 22 de maio de 2012

Literatura

"Cariocas do brejo entrando no ar: O rádio e a televisão na construção da identidade juiz-forana (1940-1960)"
De Flávio Lins e Cristina Brandão

Um presente para Juiz de Fora às vésperas de seu 162º aniversário: o lançamento do livro "Cariocas do brejo entrando no ar". A obra é resultado de uma investigação documental e entrevistas com profissionais pioneiros do rádio e da televisão em Minas, propondo um resgate da memória audiovisual de Juiz de Fora e o reconhecimento do papel da TV Mariano Procópio na formação da identidade do chamado “carioca do brejo”. O livro torna possível o acesso do público a uma parte relevante da história da cidade e sua aproximação com as influências culturais e sociais que partiram do grande centro nacional de divulgação de ideias e formação identitárias que foi o Rio de Janeiro. O estreitamento de laços entre Juiz de Fora e Rio ocorreu, principalmente, depois da chegada do rádio e da televisão, uma vez que ambas as mídias estavam entre os principais veículos de comunicação divulgadores de modos de consumo e de comportamento sociais.

Apresentamos uma pesquisa calcada nas origens da identidade do mineiro habitante de Juiz de Fora que, pela proximidade com o Rio de Janeiro, recebeu a alcunha de “carioca do brejo”. Para os autores, com a chegada dos veículos eletrônicos de Comunicação, acentuou-se a proximidade geográfica e identitária entre as duas cidades. As transmissões radiofônicas feitas em Juiz de Fora já revelam a inspiração e a mimese dos modelos de programas veiculados pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Criaram-se, na cidade, departamentos de produção radiofônica tal qual fazia-se no centro cultural divulgador de valores sociais e comportamentais que era o Rio de Janeiro. O intercâmbio entre scripts de programas e vindas de artistas cariocas à cidade marcam essa tendência do juiz-forano a se inspirar na vida praiana e seu carisma. Mais tarde, quando começam as produções telejornalísticas realizadas, empiricamente, nos anos 1960, com a TV Mariano Procópio, (afiliada dos Diários Associados na cidade) e veiculadas pela TV Tupi do Rio de Janeiro, foi possível traçar um histórico da primeira emissora de TV do interior na América Latina, a partir de informações em jornais, revistas, livros e história oral, abordando especialmente o material jornalístico produzido entre 1966 e 1968, do qual só existem vestígios.

Para a concretização do livro, Flávio Lins e Cristina Brandão contaram com a generosidade de profissionais de comunicação em JF, que não economizaram em detalhes ao contar suas histórias sobre as primeiras experiências de transmissão das quais participaram: Wilson Cid, Jorge Couri, Rubens Furtado, Mário Manzolilo de Moraes, Natálio Luz, José de Barros, Lígia Oliveira, Luiz Antônio Horta Colucci, Geraldo Magela Tavares, entre outros. As famílias dos pioneiros José Carlos de Lery Guimarães, Geraldo Basdon e Francisco Barbosa, também cederam material e informações.

Fotos inéditas da história do Rádio e da TV em JF
"Cariocas do Brejo entrando no ar..." apresenta também fotografias de muitos personagens que participaram desse início da instalação dos meios eletrônicos em Juiz de Fora. Os autores acreditam que esta obra, além de resgatar páginas esquecidas da história da comunicação na cidade, atuará também incentivando as novas gerações de pesquisadores a se debruçarem sobre temas voltados principalmente ao rádio e à televisão, onde existem muitos fatos a serem esclarecidos e trazidos à luz.

Os autores
Flávio Lins Rodrigues é jornalista e advogado. Especialista e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, instituição onde é funcionário técnico-administrativo – atuando na edição de material audiovisual – e professor do curso de pós-graduação em TV, Cinema e Mídia Digitais. Trabalhou durante 25 anos em emissoras de televisão de Juiz de Fora (MG), tendo exercido funções ligadas a edição e arte em afiliadas do SBT, TVE, Bandeirantes, Record e Globo. Tem artigos publicados; produziu, dirigiu e editou o documentário “Cariocas do brejo entrando no ar: um olhar sobre as primeiras décadas da televisão em Juiz de Fora”, lançado em novembro de 2011, além de contar com trabalhos de produção audiovisual nas áreas de jornalismo e comercial.

Cristina Brandão é jornalista e professora da Faculdade de Comunicação da UFJF. Mestre e Doutora em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, integra a Rede Obitel – Brasil – ECA/USP de pesquisadores de Teledramaturgia.
Publicou em 2005 o livro “O Grande Teatro Tupi do Rio de Janeiro”, sobre a origem e consolidação do teleteatro na emissora carioca e tem escrito inúmeros artigos sobre a teleficção brasileira. Sobre Juiz de Fora, roteirizou e dirigiu o vídeo “Assim era o nosso rádio”, lembrando os anos dourados das emissoras juiz-foranas.

LANÇAMENTO
Dia 30 de maio de 2012, quarta-feira, às 19h30, no CCBM - Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (Av. Getúlio Vargas, 200, Centro de Juiz de Fora-MG.

Nenhum comentário: