quinta-feira, 19 de abril de 2012

Literatura

“PIONEIROS - Deus criou a bola. E o homem descobriu o que fazer com ela"
O jornalista e escritor Orlando Duarte registra, em 165 páginas, a história do futebol através do tempo; a chegada de Charles Miller e a introdução do futebol no Brasil; a fundação dos principais clubes em São Paulo e a criação da Liga Paulista de Futebol; detalhes do primeiro campeonato paulista em 1919; a formação dos tradicionais times do Rio e São Paulo; os clubes mais antigos do Brasil ainda em atividade; os primeiros confrontos entre S.Paulo e Rio; e a história de fundação dos principais times de cada estado brasileiro.

A história do futebol começa em 2.600 a.C. na China, no vale do Rio Amarelo, onde artesãos e agricultores disputavam um jogo com bola de crina de cavalo, com oito pessoas de cada lado, bem parecido com o futevôlei, que levava o nome de Tsu-Chu. A peleja é ilustrada no livro “Pioneiros” por uma pintura em seda do acerco da Bridgeman Art Library.

O livro segue com o futebol jogado na Grécia no século 3 a.C., passa pela América pré-colombiana, que em 1400 a.C. já usava bola de borracha; como o Império Romano disseminou o esporte a partir do século 2 a.C. com a expansão de seus domínios pela Europa e Ásia; chega a Idade Média, na Florença renascentista, que moldou as regras do esporte, que chamava Calcio; até a definição da denominação “football” pelos ingleses no século 18.

A história registra que foi na Taverna Freemason, em Great Queen Street, em Londres, dia 26 de outubro de 1863, que 11 clubes e escolas criam o conjunto universal de regras do futebol. A partir dos marcos históricos do futebol, “Pioneiros” acompanha a formação do futebol no Brasil com Charles Miller em São Paulo e Oscar Cox no Rio de Janeiro, além da fundação dos primeiros clubes do país.

Nenhum comentário: