domingo, 15 de abril de 2012

Literatura

“Santa Bola”

Você sabia que o time Democrata (MG) esnobou Mané Garrincha, em 1973, perdendo a oportunidade de ter o craque atuando em um jogo com a camisa do clube? E que o treinador Osvaldo Brandão, da seleção brasileira de 1975, deu um porre de uísque no goleiro Raul, em plena concentração da Copa América, para forçá-lo a não ter condições de jogar e ceder a vaga para Valdir Peres? Ou, ainda, que Pelé fez corpo mole num amistoso do Santos na Inglaterra, simplesmente porque não lhe trouxeram uma loira que lhe havia sido “prometida”. Perdendo por 3 a 0 do Manchester United, trataram de levar a tal mulher no intervalo da partida; daí, com Pelé reanimado, o Santos virou, com 4 gols do rei.

Essas e mais dezenas de histórias do mundo do futebol estão narradas no livro "Santa Bola", de Rui Guimarães - ex-treinador de grandes clubes como Cruzeiro, Atlético Mineiro, Fortaleza, Avaí, Criciúma, Universidade Católica de Quito (Equador), Al Nasser (Arábia Saudita) entre outros.

Com mais de 30 anos dedicados ao futebol e passagens por doze estados brasileiros e quatro países, Rui explica que seus amigos sempre pediram para que ele escrevesse sobre os bastidores do mundo da bola. “São ‘causos’ reais, que presenciei ou que estive ligado indiretamente. Há referências a gafes, curiosidades, momentos agradáveis e diversas situações que deverão agradar muita gente ligada ao futebol”, apontou o autor.

Com 212 páginas dedicadas aos boleiros, a livro "Santa Bola" foi viabilizado pelo Fundesporte, ligado ao Governo de Santa Catarina.

Nenhum comentário: