quinta-feira, 12 de abril de 2012

Literatura

"Armando Marques - o mito"
Biografia de Armando Marques, escrita por João Areosa, com a colaboração de Sandro Moreyra, Sergio Noronha, João Máximo, Achilles Chirol, Fernando Horácio e Nelson Silva. O biografoi foi um dos maiores árbitros em todos os tempos, para uns. Para outros um dos mais narcisistas e polêmicos personagens do futebol brasileiro. Acusado pelos desafetos de querer aparecer mais que o jogadores e de perseguir os mais famosos, como Pelé e Nilton Santos.

Armando Nunes Castanheira da Rosa Marques nasceu no Rio de Janeiro-RJ, no dia 06 de fevereiro de 1930.

Erros
Em 1971 anulou um gol de Leivinha. do Palmeiras, alegando que foi com a mão quando as imagens mostraram claramente que foi com a cabeça. Esse erro ajudou o São Paulo a ser campeão paulista daquele ano.

Em 1973, em outra final do campeonato Paulista encerrou a cobrança de pênaltis quando o Santos vencia por 2 x 0, mas ainda com possibilidade de empate por parte da Portuguesa, pois restavam duas cobranças. Seu erro causou a divisão do título do Campeonato entre os dois clubes.

Em 1974 na final do campeonato Brasileiro entre Vasco e Cruzeiro no Maracanã, o time celeste precisava de apenas um empate. O Vasco vencia a partida por 2 x 1 quando Armando Marques anulou um gol legítimo do jogador Zé Carlos do Cruzeiro, impedindo o time mineiro de se sagrar Campeão Brasileiro daquele ano.

Um comentário:

vendedor de ilusão disse...

Ué? Você deixa recado e não segue meu blog por quê?