quarta-feira, 25 de abril de 2012

Futebol

América-MG

Depois de quase dois anos fechado para reformas, que custaram aos cofres públicos R$ 149 milhões e muitos atrasos no cronograma, o estádio Independência será reinaugurado hoje, às 21h30, com o amistoso entre América e Argentinos Juniors.

A partida faz parte do calendário de comemorações do centenário do Coelho e vai marcar, também, o retorno do futebol a Belo Horizonte. Desde 2010, com o fechamento do Independência e do Mineirão, a capital mineira não recebe jogos dos seus principais clubes, que foram atuar em Sete Lagoas.

A reabertura do estádio do Horto é apontada pelas diretorias dos três clubes da capital como fundamental para que os times possam voltar a fazer boas campanhas no Campeonato Brasileiro. Seria uma forma de tentar apagar a má-impressão do ano passado, quando o América foi rebaixado para a Série B, o Atlético se salvou apenas na penúltima rodada e o Cruzeiro, na última.

Palco de três jogos da Copa do Mundo de 1950, o Independência também servirá em 2014, no Mundial do Brasil, como campo oficial de treinamento para as seleções participantes poderem se preparar antes dos jogos.

Enquanto o Mineirão não fica pronto - a previsão é que as obras sejam entregues no dia 21 de dezembro deste ano -, o Independência será a casa dos mineiros.

O primeiro capítulo desta nova história vai colocar frente a frente dois clubes conhecidos mundialmente pela formação de atletas. De um lado, o tradicional Argentinos Juniors, que revelou Diego Maradona e Sorín, ídolo cruzeirense. Do outro, o América, de atletas como Fred e Euller, que, hoje, faz a sua despedida do futebol pelo time alviverde.

Como o América está envolvido na disputa com o Cruzeiro por uma vaga na final do Mineiro - domingo, as duas equipes definem quem avança -, a equipe alviverde deverá contar com os seus principais atletas apenas em uma parte do jogo. Além de Euller, a outra novidade na equipe de Givanildo Oliveira deverá ser a estreia do meia Gilberto, que, hoje, completa 36 anos. Contratado neste mês, o jogador só poderá atuar em jogo válido por competição na Série B.

Euller
As arrancadas e os dribles já não são os mesmos de 24 anos atrás, quando ele começou a se destacar nas categorias de base do América e, depois, se transformou em um dos principais atacantes do futebol brasileiro. Mas, se depender da vontade do atacante Euller, a partida desta noite, contra o Argentinos Juniors, será uma oportunidade especial para se despedir do futebol vestindo a camisa do Coelho.

Villa Nova-MG
O técnico Reinaldo Lima foi apresentado na manhã desta quarta-feira, 25/04, no Estádio Castor Cifuentes como o novo técnico do Villa Nova para a sequência da temporada 2012. Jairo Gomes, presidente do clube, e Carlinhos Rodrigues, presidente do Conselho Deliberativo e prefeito de Nova Lima, fizeram a apresentação do ex-atacante ao elenco, que inicia agora os preparativos a disputa da Taça Minas Gerais.

Reinaldo enfatizou que utilizará dois critérios básicos para a definição do grupo com o qual irá trabalhar nos próximos meses: comprometimento com a camisa do Villa e qualidade técnica.

“Resido em Nova Lima desde 1989 e sei o quanto a cidade abraça o Villa e se esforça para vê-lo forte. Por isso, para vestir essa camisa de tantas glórias é preciso ter compromisso e atitude profissional”, disse o novo treinador leonino.

Após a apresentação de Reinaldo, o elenco foi divido em dois grupos e realizou corrida em volta do campo, sob a supervisão dos preparadores físicos Bruno Barbosa e Lucas Zagnolli. Depois houve um coletivo em que o técnico paralisou várias vezes a atividade para orientar os atletas acerca de muitos fundamentos.

O time titular que iniciou o coletivo teve essa formação: William; Túlio, Marcus Pinguim, Alemão e Pedro; Anderson Tôto, Vanderley, Everton e William Soares; Felipe e Vinícius. Os treinamentos na quinta, sexta e sábado ocorrerão somente no período da manhã, às 9h, no Alçapão do Bonfim.

Na terça-feira, 01º/05, às 10h30, o Villa Nova faz amistoso contra o time B do Cruzeiro, no Estádio Municipal Castor Cifuentes, com entrada franca. Será a estreia de Reinaldo Lima no comando técnico do Leão.

Nenhum comentário: