segunda-feira, 12 de março de 2012

Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT)

A primeira composição das obras do metrô em Macaé, no norte fluminense chegou à cidad. Conhecido também como Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT), o metrô de superfície de Macaé é o primeiro do estado do Rio de Janeiro, trazendo para a cidade o pioneirismo como instrumento principal para solucionar os problemas que são provenientes do crescimento do município, sendo um deles o transporte.


O projeto, que começou a ser desenvolvido há três anos, demandou estudos técnicos em cidades do Nordeste que tem o funcionamento do VLT. A chegada da primeira composição fez com que centenas de pessoas se reunissem no Bairro da Glória, para acompanhar o desembarque. Em seguida, o vagão foi levado para a Estação Ferroviária para testes operacionais.

Depois da chegada da primeira composição, será iniciada a fase de testes, que ficara por conta da Companhia Estadual de Engenharia de Transporte e Logística (CENTRAL). Logo em seguida a reforma e manutenção de toda linha férrea que corta a cidade. E por fim a construção das estações vai garantir condições necessárias para o funcionamento e atender também as quase 80 mil usuários do transporte coletivo em Macaé.

Segundo o secretário de governo e coordenador do Planejamento Macaé, André Braga, em junho terá inicio a operação que irá contemplar o percurso entre Miramar e Parque dos Tubos.

O Metrô Macaé que tem como objetivo principal desafogar o transito na cidade, têm capacidade de transportar, por viagem, 368 passageiros. Passageiros que poderão atravessar a cidade em 30 minutos de Imboassica até Lagomar, com 10 estações ao longo do trecho, já que a malha ferroviária cruza a cidade de um extremo ao outro.

São 28 quilômetros de linha férrea que compreendem desde o Parque de Tubos até o Lagomar. Moradores de todos os bairros que estão entre essas extremidades, como Centro, Miramar, Cajueiros, São Marcos, Cancela Preta, Imboassica e Fazenda Mutum, entre outros.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana de Macaé, Jorjão Siqueira, o preço da passagem do metrô será de R$ 2,00, no mesmo preço das linhas de ônibus que circulam na cidade. Jorjão ainda prevê que o VLT comece a funcionar em três meses.
Fonte: http://www.fmanha.com.br/



Nenhum comentário: