domingo, 18 de março de 2012

Teófilo Otoni-MG

Estive em Teófilo Otoni e não gostei do que vi.
Ao longo de mais de vinte anos militando no rádio esportivo de Juiz de Fora e região, não havia tido a oportunidade de realizar uma transmissão esportiva em Teófilo Otoni. Em função do confroto América e Tupi rumei para essa importante cidade do Vale do Mucuri, da qual tenho muitos amigos que são dessa região (Pavão, Poté, Itambacuri e outras, além, é claro da Teófilo Otoni) e aqui vou tecer algumas considerações.

Encontrei uma cidade de povo hospitaleiro, com as ruas repletas de calouros e veteranos da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) recolhendo moedas para a tradicional chopada.

Mas não gostei:
- Do abandono do "rio" ou seria esgoto a céu aberto? que corta a cidade. Muito lixo, mas um odor fétido forte, falta de conservação e o depósito do esgoto in natura direto no leito do rio.

- Da falta de identificação dos órgãos públicos, o prédio da prefeitura nos causa a impresão de ser a sede do Forum, e não possui a tão necessária do PREFEITURA DE TEÓFILO OTONI.
No prédio da Cãmara também não é diferente, não há identificação.

- Na praça Germãnica o monumento aos alemães carece de conservação, assim como carece de conservação e até a construção do passeio público (local de passagem de pedestres entre as construções e a via pública), que em alguns lugares recebe o nome de "CALÇADA" e em outas, de "PASSEIO". Aqui em Juiz de Fora o código de posturas determina que a construção e conservação de passeio/calçada é de responsabilidade do proprietário do imóvel, mas cabe o poder público a fiscalização.

- Na principal praça da cidade o espaço público merece uma revitalização total e plena. Normalmente a praça central é o ponto de encontro das pessoas e em Teófilo Otoni não é diferente. Mas para que o morador e os visitantes possam usufrir do espaço público, é necessário a sua devida conservação.

Para de fato ostentar o slogan "Circuito Turístico Predaras Preciosas" há muito por se fazer.
Tenho um amigo que diz: Ir a Poços de Caldas e não andar de Teleférico e ir a Teófilo Otoni e não comprar carne de sol é o mesmo que ir a Roma e não visitar o Papa. Exageros a parte, o mercado municipal onde se vende e compra a carne de sol, merece uma melhor atenção especial, a rigor, é o local em que muitas pessoas tem sua fonte de renda para o sustento de suas famílias.

Evidente, que Teófilo Otoni não precisa se assemelhar a Poços de Caldas no quesito conservação do patrimônio público, beleza natural e hospitalidade, mas há muitos avaços da belíssima Poços que podem ser aplicados na cidade da região do Mucuri.

Me causa estranheza essa falta de conservação, já que a cidade  é administrada pela prefeita Maria José Haueisen Freire, uma senhora de 81 anos (27/09/1930), de tradicionalíssima família, prefeita reeleita pelo PT (Partido dos Trabaladores), partido que está no comando do país no seu décimo ano, sendo oito com o senhor Luiz Inácio e no segundo ano da senhora Dilma Rousseff.
 
Havendo afinidade partidária em o governante municipal e o poder central, pode se concluir que com o aporte de verbas federais, as melhorias acontecem. Pode até até ser que a afinidade existe e de que as verbas vieram. Mas se vieram, não foram aplicadas na aparência da cidade.
 
América 1 x 3 Tupi
Pela primeira vez trabalhando na Arena do Dragão, um estádio pequeno e modesto, mas aconchegante. Gostei muito do atendimento dispensado aos visitantes, inclusive nós da imprensa. Conheci o senhor Maron Mattar, irmão de Nassri Mattar, e que no passado estudou na tradicional Academia de Comércio aqui de Juiz de Fora.

Nenhum comentário: